Batalha dura com final feliz
29 Set, 2020
Andebol na fase de grupos da EHF European League
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu esta terça-feira os romenos do HC Dobrogea Sud Constanța no Pavilhão João Rocha, tendo vencido por 22-21 e, assim, garantido o apuramento para a fase de grupos da EHF European League. Depois do 27-27 na Roménia, os Leões conseguiram a vitória com Francisco Tavares a ser o melhor marcador do desafio (sete golos).
O Sporting CP entrou bem no desafio com golos de Carlos Ruesga, Jens Schöngarth e Darko Đukić, assim como com boas intervenções de Matevž Skok na baliza, mas rapidamente o HC Dobrogea Sud Constanța equilibrou o jogo e o marcador. Viram-se momentos de magia com os golos de Đukić para o 4-3 e de Frankis Carol para o 5-4, mas os visitantes não deixaram o Sporting CP fugir.
Na verdade, e remando contra a capacidade de finalização de Frankis Carol e as defesas de Skok, foi o HC Dobrogea Sud Constanța a conseguir chegar ao intervalo a vencer por 10-12.
A diferença era curta e foi com essa mentalidade que o Sporting CP regressou dos balneários. Tanto que Salvador Salvador apontou o golo que colocou o emblema de Alvalade muito perto dos romenos aos 37 minutos (14-15), mas o adversário voltou a distanciar-se para 14-17.
Foi necessário voltar a ir atrás do resultado e, novamente com Skok bem na baliza, o Sporting CP conseguiu realizar a tarefa aos 45 minutos, altura em que Théo Clarac apontou o 17-17. Tudo ficou mais complicado quando o capitão Frankis Carol foi excluído pela terceira vez e ficou afastado da partida, mas Francisco Tavares teve uma noite em grande e foi o autor do 19-18 com que o Sporting CP consumou a reviravolta.
Nos minuto finais, novo destaque para Skok, que voltou a ser muito grande entre os postes, e para Francisco Tavares, que não tremeu e facturou sete vezes nos oito remates que realizou. O ponta-direito foi mesmo o protagonista do livre de sete metros que fez o 22-21 que significou o apuramento para o Sporting CP já depois de Nuno Roque ter sido admoestado com o cartão vermelho.
Finalizado o jogo, triunfo verde e branco e continuidade na EHF European League, com a próxima ronda a ser a fase de grupos, cujo sorteio se realiza na próxima quinta-feira, 1 de Outubro.
Sporting CP: Pedro Valdés (1), Théo Clarac (1), Carlos Ruesga (1), Frankis Carol [C] (6), Tiago Rocha, Francisco Tavares (7), Salvador Salvador (1), Manuel Gaspar [GR], Duarte Seixas, Arnaud Bingo, Jens Schöngarth (1), Nuno Roque (2), Darko Đukić (2), Joel Ribeiro, Nilton Melo e Matevž Skok [GR].