Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa e Pedro Zenkl

Vitória importante na Europa

Por Sporting CP
23 Fev, 2021

Andebol supera IFK Kristianstad por 27-26

Em mais um duelo europeu no Pavilhão João Rocha, equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, os suecos IFK Kristianstad por 27-26 na nona jornada da fase de grupos da EHF European League.

O jogo era importante, tendo em conta que o IFK Kristianstad ocupava uma das posições cimeiras do grupo e Daniel Andrejew, pivô alemão contratado recentemente, estreou-se na ficha de jogo, sendo que os jogadores e a equipa técnica do Sporting CP entraram em campo com camisolas de apoio a Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto e da selecção nacional que sofreu paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira e que se encontra hospitalizado.

Um grande golo de Tiago Rocha, com assistência de Pedro Valdés, abriu o marcador. O lateral cubano destacou-se nos minutos seguintes, com vários golos resultantes do incrível poder físico e capacidade de remate. Do outro lado, Manuel Gaspar começou a brilhar bem cedo, logo aos cinco minutos, com uma fantástica defesa a travar um contra-ataque sueco. Ainda assim, os visitantes iam conseguindo equilibrar as contas no resultado.

Só a partir do primeiro quarto de hora é que os Leões se começaram a distanciar do IFK Kristianstad. Com um ataque organizado em boa forma, destacando-se a relação com o pivô, e com Manuel Gaspar em crescendo ao longo da primeira metade, o Sporting CP conseguiu começar a cavar a primeira vantagem significativa. A defesa também estava bem e os nórdicos estiveram quase sete minutos sem marcar.

Com Pedro Valdés (cinco golos na primeira parte), Darko Đukić (quatro) e Tiago Rocha (três), todos com 100% de eficácia, em evidência, assim como Manuel Gaspar (quase 40% de defesas), o Sporting CP acelerou e conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 16-12.

A toada não mudou no início da segunda parte, com o Sporting CP a controlar as incidências nos dez minutos iniciais. Carlos Ruesga, que já tinha dado boas indicações no primeiro tempo, deu continuidade à boa exibição, Manuel Gaspar não baixou o ritmo entre os postes e Tiago Rocha estava imparável na linha dos seis metros. Essa bom regresso dos balneários colocou o resultado em 21-16.

Mas, aos poucos, o IFK Kristianstad foi crescendo na partida e aproximou-se da turma de Alvalade. Golo a golo, conseguiu chegar ao empate a 22 golos, quando Francisco Tavares já tinha substituído Darko Đukić pela primeira vez na partida. Na baliza, Manuel Gaspar também foi para o banco de suplentes, trocando de lugar com Matevž Skok.

O equilíbrio reinou durante o que restava do encontro e, a cinco minutos do final, o resultado estava fixado nos 25-24. Por essa altura, Matevž Skok brilhou com uma excelente defesa num livre de sete metros que se revelou decisiva para o desfecho final. Logo a seguir, um bom golo de Nuno Roque aumentou a vantagem para dois golos e, na resposta, a investida sueca também não acabou com a bola na baliza Sportinguista.

Com dois golos a mais e três minutos para jogar, nada estava resolvido, mas os Leões de Rui Silva tinham uma vantagem preciosa. E conseguiram aumentá-la quando Tiago Rocha batalhou e conquistou um livre de sete metros que foi convertido por Francisco Tavares (27-24). Desesperado, o IFK Kristianstad tirou o guarda-redes para jogar com sete jogadores na frente e conseguiu reduzir para 27-25 e, a cerca de 30 segundos do final, para 27-26.

Ainda assim, o triunfo não fugiu aos visitados, que conseguiram assim um importante resultado europeu. Com seis golos, Pedro Valdés foi o melhor marcador do desafio. O andebol do Sporting CP volta a jgoar esta sexta-feira, recebendo os romenos do CS Dinamo București para mais uma jornada da fase de grupos da EHF European League.

Sporting CP: Manuel Gaspar [GR], Darko Đukić (5), Jens Schöngarth (1), Nuno Roque (2), Pedro Valdés (6), Joel Ribeiro (1) e Tiago Rocha (5). Jogaram ainda: Dmytro Doroshchuk, Salvador Salvador (1), Carlos Ruesga (3), Francisco Tavares (3) e Matevž Skok [GR]. Não utilizados: Aljoša Čudić [GR], Daniel Andrejew, Eduardo Almeida e Duarte Seixas.