Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo suado

Por Sporting CP
22 maio, 2021

Leões do andebol batem CF "Os Belenenses" (31-28)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o CF "Os Belenenses" por 31-28 na 28.ª – e antepenúltima - jornada do Campeonato Placard Andebol 1.

Os Leões entraram fortes e assumiram a dianteira através de Pedro Valdés e Francisco Tavares, que roubou, conduziu e finalizou para o 2-0. Depois do 3-1 de Jens Schöngarth, Manuel Gaspar começou a emergir na baliza Leonina, travando um livre de sete metros e segurando a vantagem inicial.

Com o 4-3 no marcador, seguiu-se um período de pouco acerto ofensivo de parte a parte, encerrado depois dos dez minutos por Carlos Ruesga, que fez dois golos consecutivos e provocou um cartão vermelho ao adversário. Do outro lado, Manuel Gaspar continuava intransponível e dois golos de rajada de Valdés e Edmilson Araújo alargaram a vantagem (8-5).

Ainda assim, o CF "Os Belenenses", quinto classificado, melhorou defensivamente, chegou ao 9-9 e ficou perto de aproveitar uma fase de desconcentração verde e branca para assumir a liderança pela primeira vez no encontro, mas a tentativa foi impedida pelo guardião do Sporting CP. 

Quando mais se exigia, chegou a resposta imediata do conjunto de Rui Silva (12-9), graças, principalmente, ao capitão Valdés, mas os azuis reduziram e fecharam o primeiro tempo com 14-12 no marcador.

No reatar da partida, o CF "Os Belenenses" não deixou que os Leões disparassem no marcador e abriram a segunda parte, chegando ao 15-15. Depois de um período em que Manuel Gaspar e João Moniz brilhavam sucessivamente nas suas balizas, à terceira foi de vez para Tomislav Špruk (18-16), que se estreou a marcar na partida.

O Sporting CP seguia na frente, mas apenas por margens mínimas, constantemente anuladas pelos azuis (21-21). Nenhuma das formações cedeu até que Matevž Skok quebrou a toada, defendendo um livre de sete metros – muito festejado - e os Leões voltaram a ter dois golos de vantagem (25-23), mantendo-a ao longo da fase decisiva da partida.

Aí, Darko Đukić seria decisivo ao apontar dois golos seguidos (31-27) já perto dos 29 minutos. Mais concentrados e com uma margem mais confortável no marcador, o conjunto de Rui Silva geriu os últimos instantes com segurança até ao 31-28 final.

Assim, a formação verde e branca atinge os 80 pontos e na próxima jornada pode garantir o segundo lugar, uma vez que visitam o SL Benfica, que ocupa a terceira posição com menos dois pontos do que o Sporting CP, na última deslocação do campeonato.

Sporting CP: Pedro Valdés [C] (5), Edmilson Araújo (3), Daniel Andrejew (1), Carlos Ruesga (4), Aljosa Cudic, Tiago Rocha (2), Francisco Tavares (3), Salvador Salvador (1), Manuel Gaspar [GR], Arnaud Bingo, Jens Schöngarth (3), Darko Đukić (5), Joel Ribeiro (3), Matevž Skok [GR] e Tomislav Špruk (1).