Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Jens Schöngarth: "Estou muito orgulhoso por continuar"

Por Sporting CP
22 Mar, 2022

Internacional alemão renovou contrato com os Leões

O Sporting Clube de Portugal renovou, esta terça-feira, a ligação com o andebolista Jens Schöngarth, que vai continuar a jogar de Leão ao peito. Chegado dos alemães do SG Flensburg-Handewitt em 2020, o lateral de 33 anos está actualmente a viver a sua segunda temporada de verde e branco e, em declarações aos meios de comunicação do Clube, não escondeu a satisfação pela renovação de contrato.

"Hoje é um grande dia para mim e para a minha família. Estamos muito felizes aqui e eu estou muito orgulhoso por continuar a jogar no Sporting CP", começou por dizer, em português, no Estádio José Alvalade, onde decorreu o momento da assinatura. Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e Carlos Carneiro, director da modalidade Leonina, também estiveram presentes.

No jovem plantel às ordens do técnico Ricardo Costa, Schöngarth é um dos jogadores mais experientes, um papel no qual se sente confortável, admitiu. "É algo muito importante para mim porque gosto de ajudar os jogadores mais jovens. Tenho 15 anos como profissional, disputei o campeonato alemão e agora estou na minha segunda época aqui. Acho que a equipa está num momento importante e quero ajudar o grupo", referiu o internacional germânico antes de abordar a fase actual do andebol verde e branco.

"Gosto de tudo: do nosso grupo, da equipa e dos treinadores. Acho que temos um grupo unido e gosto muito de jogar no Pavilhão João Rocha com os nossos adeptos. O ambiente é sempre incrível e estou muito feliz por continuar a ter essa oportunidade", sublinhou, acrescentando: "Com o apoio dos Sportinguistas tudo é possível".

Individualmente, Schöngarth tem sido um dos destaques Leoninos em 2021/2022 e em 32 jogos já marcou 104 golos, estando a apenas dois do registo rubricado em toda a época passada. Ainda assim, o experiente lateral só tem uma meta em mente: ganhar. "Para mim, não é importante fazer dez golos por jogo, por exemplo. Eu quero sempre ganhar, sejam jogos ou nos treinos. Não tenho tido lesões, sinto-me forte e muito feliz por estar aqui e treinar todos os dias com a equipa", apontou.

Com os Leões em todas as frentes, Schöngarth reforçou ainda a sua vontade de levantar troféus pelo Sporting CP, traçando as aspirações do andebol para esta esta época. "O campeonato português é muito difícil, mas nesta temporada estamos muito unidos e a trabalhar bem. Gosto do sistema e da táctica da equipa técnica, mas tem de ser tudo perfeito para conquistar o título. Eu quero mais e ganhar o campeonato com o Sporting CP é um dos meus objectivos", frisou, antes de se debruçar sobre o trajecto na EHF European League.

"Fizemos jogos muito bons e nas competições europeias a intensidade é sempre muito alta. Agora temos o SC Magdeburg pela frente, que na minha opinião é a melhor equipa do mundo, mas não temos nada a perder. Vamos com tudo, temos de fazer dois grandes jogos e depois veremos", projectou o andebolista que em 2017 já venceu a competição, quando esta ainda era denominada Taça EHF.

Por sua vez, Carlos Carneiro, director do andebol do Sporting CP, salientou a importância desta renovação, considerando que Jens Schöngarth tem sido um exemplo no plantel verde e branco. "Esta renovação vai ao encontro daquilo que definimos no início do ano: qualquer atleta que jogue no Sporting CP tem de o merecer todos os dias e, além da sua qualidade de jogo, o Jens tem-no provado. Treina muito bem, é exemplar dentro e fora de campo e valoriza estar no Sporting CP", elogiou o dirigente Leonino, antes de considerar que a experiência do andebolista alemão é fundamental para contrabalançar com a muita juventude existente na equipa de Ricardo Costa.

"Estamos sempre à procura de melhorar a equipa e não olhamos às idades, mas sim às competências dentro e fora de campo. Ainda assim, é sempre importante haver esse equilíbrio entre a juventude e a experiência. Se os mais novos nos trazem irreverência, os mais velhos não só os ajudam a crescer como também têm importância em vários momentos do jogo para saber lidar com as diferentes emoções", concluiu Carlos Carneiro.