Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate no dérbi decidido no último suspiro

Por Sporting CP
10 Dez, 2022

Exibição sólida na Luz mantém Leões invictos (27-27)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado à tarde, o SL Benfica e empatou 27-27 na 12.ª jornada do Campeonato Nacional. Separados à entrada para este encontro por apenas um ponto na tabela - e assim continuaram -, Leões e águias protagonizaram o jogo de cartaz da jornada e o dérbi não defraudou as expectativas.

Depois de uma primeira parte mais fechada por mérito, sobretudo, dos dois guarda-redes, foi um Sporting CP mais controlador na segunda a ficar muito perto da vitória, mas seria o empate a assentar, já em cima do fim, no dérbi. Martim Costa e Kiko Costa, com oito golos cada, foram os melhores marcadores do encontro.

Assim, com 34 pontos, os Leões mantêm-se como a única equipa invicta no campeonato e continuam donos do seu destino no que toca à chegada à liderança da classificação, estando a apenas dois pontos do líder FC Porto, o qual tem já mais um jogo realizado.

Com Leo Maciel, Francisco Tavares, Kiko Costa, Edy Silva, Natán Suárez, Martim Costa e Josep Folquès de início do lado Leonino, foram os dois guarda-redes a emergir como as primeiras figuras no dérbi (2-2). Depois, de o SL Benfica assumir as vantagens iniciais, os Leões conseguiram aproveitar uma superioridade numérica para reduzir a diferença e, aos 18 minutos, Kiko Costa apontou o 6-6 num livre de sete metros.

O pouco espaço que havia era discutido ao detalhe, enquanto Leo Maciel e Sergey Hernández continuaram a brilhar, fechando os caminhos para as suas respectivas balizas. Depois dos 20 minutos, as águias até começaram mais eficientes ofensivamente, chegando a uma diferença de três golos no marcador, mas os Leões não se desequilibraram e através de duas transições concluídas por Folquès e um tiro certeiro de Patryk Walczak responderam com o 10-10. E esta toada de parada e constante resposta seria a nota dominante. 

Já na recta final da primeira parte, mais uma vez, depois de o SL Benfica ter subido outra vez à liderança (12-10), a formação verde e branca reagiu e em força, saindo a vencer por 12-13 para o descanso. Francisco Tavares e Maciel – de baliza a baliza – foram os responsáveis por repor o empate e, já quando os Leões estavam em inferioridade numérica pela exclusão de Espen Våg, Kiko Costa sofreu uma falta e em cima da buzina não tremeu para voltar a marcar num livre de sete metros.

Ao intervalo, Kiko e Martim, com quatro golos cada, já eram os melhores marcadores do lado Leonino.

Por sua vez, ao maior calculismo e paciência do dérbi na primeira parte seguiu-se uma segunda metade mais rápida, com os golos e as lideranças a sucederem-se de parte a parte (18-18) – já com o recém-entrado Mamadou Gassama a mostrar serviço e a ser fundamental nesta etapa complementar. Assim, a par e passo, seguiram os dois emblemas rivais no marcador e, pouco antes dos 45 minutos, o conjunto encarnado viu-se privado do pivô Alexis Borges, que viu o cartão vermelho pela sua terceira exclusão.

De imediato, Gassama relançou o Sporting CP na frente e Kiko Costa, sempre preciso desde a linha de sete metros, alargou para dois os golos de diferença (21-23). Uma margem que se foi mantendo com mérito e muita solidez Leonina até à entrada para os últimos seis minutos, quando o SL Benfica chegou ao 25-25.

Nesta fase, houve muita incerteza, cada decisão seria decisiva e foi por muito pouco que o Sporting CP não conseguiu sair vencedor. De repente, aumentaram as imprecisões de parte a parte, desperdiçaram-se vários ataques e o 26-26 resistiu até ao desconto de tempo Leonino a 30 segundos do fim. A seguir, Martim Costa colocaria um ponto final na ‘seca’ ofensiva deixando o triunfo mais perto, mas Djordjic respondeu de forma rápida na mesma moeda e no último lance Hernández levou a melhor sobre Kiko, já em esforço, e sentenciou o 27-27 final.

Foi desta forma que os Leões de Ricardo Costa se despediram momentaneamente do campeonato, para o qual só voltarão a jogar em Fevereiro de 2023, após o Campeonato do Mundo da modalidade. Antes disso, para fechar o mês de Dezembro, o Sporting CP vai receber o Skjern para mais um jogo da fase de grupos da EHF European League e, a seguir, participará na primeira edição da Supertaça Ibérica, em Málaga.

Sporting CP: Edy Silva, Edmilson Araújo, Kiko Costa (8), Natán Suárez, André José, Patryk Walczak (2), Carlos Ruesga, Salvador Salvador (1), Espen Våg, Mamadou Gassama (4), Francisco Tavares (1), Manuel Gaspar [GR], Etienne Mocquais, Leonel Maciel [GR] (1), Josep Folquès (2), Martim Costa (8).