Filipe Çelikkaya: "Os miúdos vão crescer"
10 Dez, 2022
Técnico da equipa B salientou diferenças na definição
Após o desaire na Academia Cristiano Ronaldo, o treinador Filipe Çelikkaya falou à Sporting TV para analisar a partida diante do Amora FC.
"Foi um jogo muito competitivo, equilibrado com oportunidades para o Amora FC e para nós. Ninguém conseguiu concretizar e num deslize da nossa linha [defensiva] eles acabaram por fazer um golo com mérito. Acho que o resultado até poderia ser 1-1, mas temos de dar os parabéns ao Amora FC", começou por dizer, antes de sublinhar a grande diferença de idades entre as duas equipas.
"Na construção e ligação mais à frente conseguimos ter qualidade, depois na definição não conseguimos fazê-lo da melhor maneira. É algo que temos de trabalhar para responder em jogo, mas à medida que vão crescendo vão sendo melhores. Vejamos que a média de idades da nossa equipa era de 18 anos, a diferença era de nove anos para o adversário", disse o treinador verde e branco, mantendo o foco no crescimento dos jovens jogadores: "Eles sabem que têm de dar mais do que isto, o Sporting CP assim o exige. Não fico satisfeito com o jogo, mas sei que os miúdos vão crescer".
Nesta partida, a equipa B voltou a estrear mais jovens neste patamar, nomeadamente João Muniz e Rodrigo Marquês. "Este é o caminho do Sporting CP, não o vamos alterar. Os jogadores têm oportunidades para mostrarem o seu trabalho durante o jogo e ainda uma palavra para o [Rodrigo] Marquês, que foi expulso, mas entrou muito bem. É jovem, vai crescer com os erros e nós estamos aqui para ajudar", realçou, fazendo de seguida um balanço positivo desta primeira volta da série B, tendo em conta a evolução sentida nos seus jogadores.
"Da tabela classificativa falamos no final, mas em relação ao crescimento dos jogadores é notório. Estamos a falar de juniores, esta equipa que jogou hoje é a que maioritariamente joga na UEFA Youth League. Olhando para como estão agora, comparativamente há cinco meses, estão melhores, mais adultos. Ainda carecem de algum entendimento do jogo, devido ao que o adversário provoca, o que causa alguma frustração em nós, mas resta-nos trabalhar. Não tenho dúvidas nenhumas que chegarão às ligas profissionais, se nestes anos for bom o seu trabalho", destacou, por fim.
A seguir, João Muniz, de 17 anos, também analisou o desaire em Alcochete. "Foi um jogo muito complicado, como já esperávamos. O Amora FC é uma boa equipa, mas também sabemos das nossas capacidades. Infelizmente, não conseguimos a vitória, tivemos a questão de ficar com menos um, mas batalhámos sempre", referiu, continuando: "Tendo sido o jogo equilibrado como foi, acho que nos faltou algo na decisão. São esses erros mínimos que nesta fase são muito prejudiciais. Não concretizámos as oportunidades que tivemos e não fomos totalmente rigorosos lá atrás".
Além disso, o jovem defesa-central não escondeu a sua satisfação pela estreia na Liga 3: "É muito bom saber que apostam em mim e que o meu trabalho está a ser reconhecido. Agora tenho de trabalhar mais, não estou satisfeito com o resultado, como é óbvio, e preciso de dar mais para continuar nestes patamares".