Desaire ao cair do pano
22 Fev, 2025
Equipa B perdeu por 1-3 frente ao CF "Os Belenenses"
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado por 1-3 frente ao CF "Os Belenenses" na terceira jornada da fase apuramento de campeão da Liga 3.
Um desaire injusto e contornos até cruéis para a equipa B Leonina orientada por João Pereira, que jogou desde os 36 minutos com menos um jogador devido à expulsão, que pareceu exagerada – com recurso ao VAR –, de Luís Gomes por alegada conduta violenta. O médio-ofensivo viu cartão vermelho directo e a turma verde e branca jogou o resto do tempo numa situação de ainda maior dificuldade.
A bravura dos jovens Leões a jogar com dez merecia um resultado bem diferente pela entrega, vontade e laivos de bom futebol, que na segunda parte foi melhor e ‘maquilhou’ o facto de ter jogado com menos um jogador até um cabeceamento de Rodrigo Pereira, a sete minutos para o final dos 90, permitir à equipa do Restelo fazer o 1-2. Já nas compensações, o 1-3 final de Leitão deu um traço ainda mais duro ao desaire que ditou a primeira derrota na fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Com três minutos de jogo, o CF "Os Belenenses" ganhou vantagem no marcador. Após livre descaído para a esquerda de Tiago Morgado, Nuno Tomás desviou na área, a bola foi ao poste e ficou a dúvida se tinha ultrapassado a linha de golo, antes de Afonso Pinto dar um toque final. O lance foi ao VAR e, depois de três minutos em análise, o golo foi validado aos visitantes e atribuído a Afonso Pinto, cuja posição no momento do toque final foi considerada legal.
Depois de uma fase de jogo muito discutida a meio-campo, outro momento marcante aconteceu aos 37’. Com recurso a imagens do VAR, Luís Gomes foi expulso, por alegada agressão a um jogador do CF "Os Belenenses", numa decisão que pareceu exagerada e explicada pelo juiz como conduta violenta do jogador.
Novo rude golpe na equipa B do Sporting CP, com a decisão a ser muito criticado pelos adeptos Leoninos, ainda mais descontentes quando o juiz ficou no amarelo a Nuno Tomás, numa falta que impediu Rafael Nel de se isolar para a baliza. Ao intervalo, desvantagem de 0-1.
Na segunda parte, o Sporting CP entrou destemido e, aos 50’, Flávio Gonçalves, de pé esquerdo, atirou por cima. Aos 54’, a resposta da equipa visitante saiu do pé direito de Cuca, num remate para boa defesa de Diego Calai.
Aos 56’, Rafael Nel foi derrubado e o árbitro assinalou grande penalidade. Depois de cinco minutos para analisar o lance, o árbitro confirmou as imagens e a infracção dentro da área. Flávio Gonçalves executou com perfeição e empatou a um golo. Foi o primeiro golo na Liga 3 do extremo que é júnior de primeiro ano.
O Sporting CP assinou uma segunda parte de bom nível, com muita alma, e compensou assim a inferioridade numérica, que em muitos momentos não se notou. A formação Leonina teve, inclusivamente, num livre de Flávio Gonçalves, a possibilidade de reviravolta, com a bola a sair ligeiramente ao lado e o guarda-redes David Grilo batido.
A formação do CF "Os Belenenses" também criou perigo e obrigou Diego Calai a boa defesa, num fim de jogo de muita entrega, várias vezes mais de coração do que de cabeça, mas a recta final dos visitantes foi mais forte. Primeiro, Rodrigo Pereira cabeceou na área e fez o 1-2 a sete minutos para o final e, aos 90+2’, Leitão, num remate colocado dentro da área, fez o 1-3 final, muito penalizador para o esforço, entrega e também bom jogo apoiado em vários momentos do conjunto de João Pereira.
Sporting CP: Diego Calai [GR], Adam Arvelo (José Silva, 46’), João Muniz, David Moreira, Flávio Gonçalves (Kauã Oliveira, 78’), Rafael Besugo [C] [Rodrigo Dias, 89’), Mauro Couto, Luís Gomes, Henrique Arreiol, Rafael Nel e Lucas Taibo (Rodrigo Marquês, 89’).