Ricardo Costa: "Precisamos dos adeptos para nos ajudarem"
12 Dez, 2022
Andebol em novo duelo com o Skjern para a EHF European League
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta terça-feira (19h45), os dinamarqueses do Skjern Handbold, no Pavilhão João Rocha, na partida da sexta jornada do grupo C da EHF European League. À entrada para esta segunda volta, depois de o os Leões terem vencido os nórdicos na Dinamarca (28-30), os dois emblemas estão em igualdade pontual (seis pontos) no terceiro lugar do grupo.
Na véspera do reencontro, Ricardo Costa, treinador verde e branco, falou à Sporting TV e começou por recordar a boa exibição da equipa, na semana passada, em casa do Skjern.
"O jogo na Dinamarca correu da forma que esperávamos, isto é, com muitos remates exteriores e nós fomos capazes, mesmo estando atrás [no marcador] cerca de 35/40 minutos, de fazer um excelente jogo a nível defensivo. Na parte final, quando eles avançaram para o 7v6, sabíamos que isso podia acontecer, trabalhámos muito bem essa faceta do jogo e foi nesse momento que passámos para a frente [do resultado]. Acredito que o Skjern não esperaria uma resposta nossa a esse nível e acabou por sair algo perturbado para os últimos dez minutos, onde conseguimos dominar", detalhou, antes de perspectivar mais um “desafio de alto nível”.
"Acredito que vêm aqui para resgatar os pontos que perderam em casa, mas aqui, em nossa casa, nós temos a obrigação de vencer. Sabemos que qualquer jogo nas competições europeias é difícil, há bons executantes e bons treinadores, por isso tem de existir o melhor Sporting CP", frisou, antes de dar a receita para voltar a vencer.
"Temos de continuar a ser muito fortes a nível defensivo e organizados no ataque, sem ser precipitados. Às vezes digo à equipa que há momentos em que nos cansámos de fazer as coisas bem, mas quando tivermos essa experiência e sentido de jogo seremos, claramente, uma equipa de topo europeu. Ainda oscilamos muito, fruto também da nossa juventude", referiu Ricardo Costa.
Depois, o treinador Leonino não escondeu que a equipa tem estado submetida a “um grande esforço, com viagens também”, no entanto salientou a importância de contar, esta terça-feira, com o factor casa e o apoio dos Sportinguistas: "Precisamos dos adeptos aqui para nos ajudarem. Ganhar significa darmos um passo importante para o apuramento. Sabemos o peso que têm e por isso apelo, mais uma vez, para que estejam aqui. A equipa tem feito por merecer esse esforço".
Além disso, Ricardo Costa aproveitou também a oportunidade para abordar as distinções recebidas por Kiko Costa, eleito o melhor jovem lateral do mundo e o segundo melhor jovem jogador do mundo pelo site Handball Planet.
"Os prémios individuais são sempre o reconhecimento do trabalho e de anos de dedicação. Ele é um jovem atleta, está a começar a sua etapa enquanto jogador e eu acho que estes prémios têm de servir para encorajar e alavancar o crescimento que tem tido", começou por dizer, salientando depois a importância do Sporting CP na evolução do lateral de apenas 17 anos.
"Obviamente que aquilo que viveu no Sporting CP, no último ano, o ajudou e provavelmente seria difícil se não tivesse tido estas experiências em competições europeias. Todos nós, eu enquanto treinador, sentimos que ele cresceu muito e ficamos contentes por ter sido distinguido, sabendo que o grupo o ajudou muito também", finalizou.