A Taça de Portugal é nossa!
11 Jun, 2023
Triunfo sobre o CS Marítimo vale conquista do 17.º troféu (30-29)
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal conquistou este domingo a Taça de Portugal, pela segunda temporada consecutiva, após bater o CS Marítimo na final por 30-29. Os Leões estiveram sempre na frente do marcador e, apesar de terem permitido algumas aproximações por parte do adversário no Funchal, ilha da Madeira, confirmaram o triunfo com naturalidade.
Depois de ter levado a melhor já no prolongamento sobre o FC Porto (39-38), na meia-final, a turma orientada por Ricardo Costa comprovou o rótulo de favorita logo no arranque da partida. Os Leões entraram a todo o gás e fizeram dos contra-ataques rápidos a sua maior arma, sendo que ao fim dos primeiros dez minutos já venciam por uns expressivos 9-3 diante dos insulares.
Apesar da boa exibição que o guarda-redes Leo Maciel vinha assinando até aí, com várias defesas importantes, o CS Marítimo conseguiu responder. Os madeirenses ainda reduziram para 10-8, aproveitando algum relaxamento dos Leões, mas nunca se aproximaram mais do que isso e o Sporting CP foi conseguindo manter sempre a vantagem, chegando ao intervalo com um 17-14.
No regresso dos balneários, o CS Marítimo apresentou-se muito compacto na defesa e teve o guarda-redes Diogo Valério em excelente plano, com várias intervenções decisivas, o que lhe permitiu chegar ao empate 19-19. Apesar disso, o conjunto de Alvalade rapidamente voltou a adiantar-se e, à entrada para os últimos dez minutos da partida, vencia por confortáveis 27-22.
Na recta final do encontro, a distância de cinco golos foi-se mantendo à medida que o cronómetro avançava, mas a um minuto e meio da última buzina o CS Marítimo reduziu para apenas um golo de diferença (29-28). Ainda assim, o triunfo verde e branco nunca esteve realmente em perigo, ficando confirmado logo depois com uma margem de um golo no placard.
Nota de destaque para as exibições assinadas por Kiko Costa (dez golos), Martim Costa (sete) e Natán Suárez (cinco), eles que foram os melhores marcadores do lado verde e branco.
Os Leões terminam assim 2022/2023 com a conquista da 17.ª Taça de Portugal da sua história.
Sporting CP: Leo Maciel [GR], Natán Suárez (5), Edmilson Araújo, Salvador Salvador [C] (2), Edy Silva, Kiko Costa (10) e Mamadou Gassama (2); André Kristensen [GR], Carlos Ruesga, Espen Våg (1), Francisco Tavares, Etienne Mocquais (3), Ronaldo Almeida, Josep Folquès, Martim Costa (7) e Tiago Alves [GR].