As reacções dos vencedores da Taça de Portugal
11 Jun, 2023
Jogadores e equipa técnica felizes com a conquista da prova-rainha
Confirmado o triunfo sobre o CS Marítimo (30-29), que garantiu ao Sporting Clube de Portugal a conquista da 17.ª Taça de Portugal de andebol do seu palmarés, a equipa técnica e os jogadores do plantel festejaram junto dos adeptos Leoninos presentes na Madeira, antes de falarem à Sporting TV e darem conta das primeiras emoções e reacções após assegurado mais um título.
Ricardo Costa
“Hoje não era fácil competirmos ao nosso nível depois de termos jogado o prolongamento na meia-final contra o FC Porto. A haver um vencedor, teríamos de ser nós. Estivemos sempre na frente do marcador por seis ou sete golos, mas nos últimos cinco minutos desligámos completamente porque achámos que estava ganho. É um pouco o reflexo da nossa juventude, mas quero dar os parabéns aos jogadores. Foi um fim-de-semana fantástico, é uma Taça de Portugal importante para nós pois faz parte do nosso crescimento. O caminho faz-se com títulos”.
“Balanço da época? Acima de tudo, destaco o crescimento do plantel. Fomos a equipa nacional que disputou mais jogos, este foi o número 51. Juntando aos de preparação e selecções, alguns atletas têm no corpo 65 ou 70 jogos. É uma carga muito elevada, mas agora vêm aí as férias, eles merecem pelo esforço e pela sua entrega. É um privilégio ser treinador desta equipa e destes jogadores, treino muitos dos melhores do Mundo. Jovens com um potencial enorme e veteranos que têm ajudado ao crescimento desta equipa. Fazemos todos parte de uma belíssima equipa”.
Salvador Salvador
“Foi uma época muito dura para nós. Mais uma vez fomos eliminados da EHF European League e perdemos o campeonato por um golo, mas este Clube não vive de vitórias morais e a época só podia terminar assim. Um Clube como o Sporting CP vive de títulos e nós trabalhamos todos os dias para que eles vão para o nosso Museu. Ainda somos muito jovens e temos muito a aprender, estamos a crescer de jogo para jogo e de época para época. Agora é festejar todos juntos”.
“Francisco Tavares e Carlos Ruesga de saída? São duas pessoas muito importantes para mim. O Ruesga foi-me transmitindo toda a experiência que foi obtendo ao longo dos anos, é uma pessoa cinco estrelas. Deu muito a este Clube e é uma das maiores ou talvez mesmo a maior referência do andebol do Sporting CP. Já o Francisco foi uma das pessoas que mais me apoiou e ajudou a chegar a capitão, passou-me tudo o que é ser Sporting CP e fazer parte deste plantel. A estas duas incríveis pessoas e jogadores, só tenho a agradecer e desejar-lhes a maior sorte do Mundo”.
Martim Costa
“Depois de um ano muito duro, com muitos jogos e em que perdemos o campeonato por um golo, a equipa merecia isto. Estamos todos de parabéns, somos uns guerreiros. Notou-se uma evolução muito grande na equipa, que é muito nova. Jogo após jogo vamos melhorando muito”.
“Títulos? Quando estamos no Sporting CP tem de ser assim, não há outra maneira. Estamos aqui para ganhar e ser competitivos até ao último segundo. Se queremos fazê-lo, temos de ter esta mentalidade ou então não chegamos a lado nenhum. Agora é férias e depois voltamos à carga”.
Kiko Costa
“É sempre um privilégio ajudar a equipa desta forma. Hoje sabíamos que o jogo ia ser difícil e tínhamos de dar o nosso melhor, mas correu bem e conquistámos a Taça. Adeptos? Já sabíamos que iam apoiar-nos porque quando viemos cá jogar no campeonato foram uma ajuda enorme. Este título também é para eles. (…) O balanço da temporada é positivo. Podíamos ter ganho os outros dois títulos, mas o desporto é assim. Estamos cá para o ano para ganhar todos os títulos”.
Francisco Tavares
“Não há jogos fáceis, era uma final. O CS Marítimo tem uma estrutura forte e um técnico experiente, sabíamos que não seria fácil. Conseguimos algumas vantagens no jogo mas depois perdemo-las, o andebol é assim. Demos o nosso melhor e ganhámos, que é o mais importante”.
“Era assim que me queria despedir do Clube. Gostava de ter juntado o campeonato a esta conquista, mas não conseguimos. Ainda assim, ontem demonstrámos que somos muito fortes e fico feliz por sair desta forma. Não gosto muito de falar, mas muito do que eu sou hoje aprendi aqui, no meu clube do coração. Saio extremamente feliz e grato pelo que o Sporting CP me deu”.
Natán Suárez
“É uma vitória muito saborosa pois a época foi de muito trabalho. O plantel e a equipa técnica trabalharam muito para ganhar o campeonato, mas não foi possível. Tínhamos de ganhar esta Taça de Portugal, era sim ou sim”.
Josep Folqués
“Tivemos de sofrer um pouco, como sempre, mas no final conseguimos. Vamos de férias muito felizes e agora há que celebrar. Gostava de ter podido ajudar hoje, mas não foi possível. Os meus colegas fizeram um jogo incrível, trabalharam muito bem e conseguiram o objectivo principal”.
“Estar no Sporting CP foi uma experiência muito boa, conseguimos dois títulos que é o mais importante. Por um golo não conseguimos o campeonato nestes dois anos, mas só tenho palavras boas a dizer. Vou ter sempre lembranças positivas deste incrível Clube e dos adeptos”.
André Kristensen
“É um sentimento incrível ganhar o meu primeiro troféu pelo Sporting CP, ainda por cima desta forma entusiasmante. Foi uma época muito boa, aprendi com experiências novas que tive aqui. É bom acabar a época com um troféu e boas sensações para sentirmo-nos bem agora nas férias”.
Espen Vag
“É verdadeiramente espectacular. Trabalhámos muito e tivemos um jogo muito difícil ontem contra o FC Porto, mas lutámos muito por este troféu e merecemos tudo isto. Estivemos muito bem durante esta temporada e ficámos muito perto de ganhar o campeonato e de ir à final four da EHF European League, portanto acabar com este título é muito bom”.
Edy Silva
“É surreal, ainda estou em êxtase. O que fica é toda a nossa garra e o trabalho feito durante a época. É o meu primeiro ano na Europa e, tal como disse quando cheguei, o Sporting CP escolheu-me e eu sentia que ia ser muito feliz aqui, como estou a ser. Fiquei surpreendido porque, apesar de haver sempre momentos difíceis durante a época, consegui sobressair mesmo estando longe da família. É algo que só quem é atleta percebe, mas estar aqui com os meus colegas e com os adeptos a partilhar este título não tem qualquer explicação. Estou muito feliz”.
Mamadou Gassama
“Estou muito feliz, é mais um título para nós e agora é desfrutar. Gostávamos que na nossa chegada a Lisboa fosse possível festejarmos juntamente com os adeptos este troféu, que é muito importante para todos nós. Que os adeptos venham celebrar connosco porque não foi nada fácil. Estamos a competir contra grandes equipas como o FC Porto e o SL Benfica, e nós somos uma equipa bastante jovem com pouca experiência, pelo que ganhar um título é muito importante”.