Mais um triunfo sólido e salto para a liderança isolada
04 Out, 2023
Equipa de andebol bateu CF “Os Belenenses” e segue invencível (37-27)
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal só sabe vencer e, esta quarta-feira, superou o CF “Os Belenenses” por 37-27 no jogo da sexta jornada do Campeonato Nacional, disputado no Pavilhão João Rocha
Depois de uma primeira parte equilibrada, mas sempre controlada pelos Leões de Ricardo Costa, tudo se resolveu com uma autoritária entrada para o segundo tempo, que dilatou a vantagem Leonina para uns, até então, inéditos oito golos de diferença (22-14), já irrecuperáveis para os ‘azuis’. No plano individual, Orri Þorkelsson brilhou com dez golos marcados.
Assim, o Sporting CP aproveitou o empate do FC Porto nesta jornada, em casa da AA Águas Santas (32-32), para saltar rumo à liderança isolada da prova com 18 pontos e segue, agora, como o único emblema do campeonato só com vitórias em 2023/2024.
No Pavilhão João Rocha, Martim Costa, a realizar o seu jogo número 100 de Leão ao peito, fez questão de começá-lo logo da melhor maneira e inaugurou o marcador. Com ritmo alto e eficácia no ataque, o Sporting CP ainda conseguiu arrancar cedo para uma vantagem de três golos confirmada por Mamadou Gassama (6-3), mas a seguir emergiu o guardião Miguel Moreira na baliza do conjunto que era oitavo classificado à entrada para esta jornada.
Depois de uma fase mais errática de parte a parte, a turma de Alvalade voltou a fazer-se com o ascendente no dérbi lisboeta, contando com um inspirado Orri Þorkelsson (11-8). E foi esta nova diferença de três golos no marcador que perdurou até bem perto intervalo, apesar da réplica da equipa de Belém, que não tinha conseguido assumir a frente do marcador.
Foi com uma vistosa ‘rosca’ de Gurri e um forte remate ao poste do mesmo central que se fechou o 16-14 ao intervalo. Com três golos cada, Martim Costa e Natán Suárez eram os melhores marcadores Leoninos.
Já para a segunda parte, o ímpeto verde e branco chegou em força com um parcial de 6-0 (22-14) que veio, sobretudo, das pontas: com muita velocidade de execução, Þorkelsson (três) e Gassama (dois) voltaram a ‘facturar’ e Edy Silva fez o mesmo pelo meio com um bom trabalho de pivô - estava encontrada a chave do encontro. Decorridos 40 minutos, o islandês Þorkelsson ia-se afirmando com oito golos apontados.
Depois, com os ‘azuis’ a arriscarem para reentrarem na discussão do resultado, a velocidade e a astúcia dos Leões fizeram com que o efeito fosse o oposto e a margem no resultado dilatou-se de forma constante e expressiva para lá dos dez de diferença (34-21).
Desta forma, os derradeiros dez minutos foram praticamente de gestão - até ao 37-27 final - por parte dos orientados por Ricardo Costa, que ainda deu tempo de jogo ao jovem pivô Eduardo Almeida, formado no Clube.
O próximo jogo do Sporting CP será nova mente em casa, mas “emprestada”, devido à utilização do Pavilhão João Rocha para a Assembleia Geral de domingo, 8 de Outubro. Assim, no dia anterior, no sábado (17h00), os Leões de Ricardo Costa vão enfrentar o Póvoa AC no Pavilhão Ginásio Clube do Sul, em Almada.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela, Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (4), Natán Suárez (6), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C] (2), Espen Våg (1), Orri Þorkelsson (10), Mamadou Gassama (4), Andre Kristensen [GR], João Gomes (1), Etienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Eduardo Almeida (1), Martim Costa (3).