Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Raça de Leão dá vitória no Dragão Arena

Por Sporting CP
11 Nov, 2023

Triunfo por 25-26 reforça liderança no Campeonato Nacional

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o FC Porto por 25-26 no Dragão Arena em jogo da 11.ª jornada do Campeonato Nacional, reforçando assim a liderança na prova, agora com mais três pontos do que o segundo classificado, precisamente a formação azul e branca.

Partida quase irrepreensível dos comandados de Ricardo Costa, que entraram bem no jogo e nunca estiveram atrás do marcador, deixando apenas o FC Porto empatar em duas ocasiões e uma delas nos derradeiros minutos, mas o triunfo sorriu mesmo aos Leões e foi totalmente justo.

Antes da partida sabia-se que ia ser um jogo renhido e foi, mas a boa entrada e a postura da equipa verde e branca fez a diferença. O Sporting CP entrou com raça e conseguiu logo um parcial de 0-3 com golos de Kiko Costa, Martim Costa e Orri Þorkelsson, ganhando, desde logo, confiança num campo onde é sempre difícil de jogar.

A jogar em casa o Campeão Nacional tentou responder e conseguiu empatar na fase inicial (6-6), mas a turma Leonina, depois de ter voltado para a frente com um golo de Edy Silva, além de cumprir no ataque, foi sabendo também fazer frente à reposição de bola rápida do FC Porto e ainda contou com um grande André Kristensen na baliza.

O guardião verde e branco mostrou-se sempre muito seguro, fazendo uma série de boas defesas, e isso ajudou o Sporting CP a consolidar-se no jogo e no marcador. Assim, os Leões conseguiram ir para o intervalo com uma vantagem de quatro golos: 12-16.

Na segunda metade, pedia-se ao Sporting CP a mesma coisa, com a equipa verde e branca a chegar aos 40 minutos com quatro golos de diferença (17-21), mas a reacção azul e branca não se fez esperar e, ao aproveitar alguns erros Leoninos, a equipa da casa foi recuperando no marcador.

A nove minutos do final da partida, o FC Porto conseguiu ter apenas um golo de desvantagem (23-24) e, por isso, até ao final, os Leões tiveram de sofrer perante uma equipa muito experiente. Quando o Sporting CP tentou voltar aos dois golos de vantagem, o guarda-redes azul e branco defendeu e a trave ainda o ajudou noutra ocasião, com a equipa da casa a conseguir depois, a pouco mais de dois minutos, empatar a 25.

No derradeiro minuto, o FC Porto teve então a hipótese de passar para a frente do marcador pela primeira vez em todo o jogo, mas André Kristensen não deixou e, assim, após novas indicações de Ricardo Costa e a trocar bem a bola, a 18 segundos do final do jogo foi o Sporting CP a marcar, através de Martim Costa - o melhor marcador do jogo, com nove golos.

Os Leões voltaram assim para a frente e o triunfo da equipa de Alvalade ficou muito mais perto, mas o FC Porto respondeu com um time out e com um remate quase em cima do minuto 60 da partida, que podia ter empatado o jogo. Ainda assim, a formação azul e branca não teve sucesso porque o guarda-redes norueguês do Sporting CP voltou a dizer 'presente', segurando assim mais este triunfo Leonino e três pontos muito importantes para o objectivo verde e branco: ser Campeão Nacional.