Demonstração de força na Europa
21 Nov, 2023
Andebol supera Tatabánya KC por 36-28
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, os húngaros do Tatabánya KC por 36-28 na quarta jornada da fase de grupos da EHF European League.
Com este resultado, o conjunto orientado por Ricardo Costa deu um passo importante rumo à qualificação para a fase seguinte da competição, ocupando a segunda posição do Grupo H.
Perante um Pavilhão João Rocha muito bem composto, os Leões entraram em campo com Leo Maciel, Pedro Portela, Kiko Costa, Jan Gurri, Salvador Salvador, Orri Þorkelsson e Edy Silva.
Foi o Tatabánya KC a inaugurar o marcador, mas rapidamente o Sporting CP empatou, por Kiko Costa (1-1) e Edy Silva (2-2), com este último a dar tamém a primeira vantagem verde e branca aos seis minutos (3-2).
A partir daí, o emblema de Alvalade cresceu no desafio e, depois de Leo Maciel ter defendido um livre de sete metros, tanto Orri Þorkelsson como Salvador Salvador apontaram dois golos cada um, contribuindo para o 7-4 no resultado.
Seguiram-se tentos de Pedro Portela, Edy Silva e Salvador Salvador, antes de Natán Suárez começar a abrir o livro com um fenomenal golo em jogada aérea e outro de bom nível logo a seguir. Com naturalidade, a diferença foi aumentando até aos 15-9 aos 24 minutos.
Perto do intervalo, contudo, Christian Moga viu o cartão vermelho depois de uma falta em que acertou na cara o adversário, mas ter ficado com menos um elemento disponível não afectou o Sporting CP, até porque Leo Maciel voltou a fazer uma intervenção relevante pouco depois.
Até ao intervalo, tanto Étienne Mocquais como Natán Suárez facturaram, sendo 17-14 o resultado no final dos 30 minutos iniciais.
Mais uma vez, o Tatabánya KC fez o primeiro golo da segunda parte, mas o Sporting CP respondeu com seis consecutivos: Natán Suárez (duas vezes), Orri Þorkelsson, Étienne Mocquais, Salvador Salvador e Mamadou Gassama transformaram um 17-15 em 23-15. Pelo meio, Andrè Kristensen - que substituiu Leo Maciel ao intervalo - apareceu com duas defesas.
Bem mais confortável, o clube Leonino nunca perdeu o controlo das operações, mesmo quando a formação da Hungria conseguiu quatro golos seguidos e uma aproximação no marcador (25-21).
Com uma abordagem sóbria na reacção, o Sporting CP marcou por Kiko Costa, defendeu por Andrè Kristensen e beneficiou da eficácia de Orri Þorkelsson da linha de sete metros, onde esteve irrepreensível.
Até ao final, os belo momentos de João Gomes e Edmilson Araújo, assim como os golos de Étienne Mocquais e Jan Gurri permitiram ao Sporting CP continuar com uma vantagem confortável que permite a vantagem no confronto directo com o Tatabánya KC em caso de igualdade pontual.
Nos últimos segundos, Natán Suárez colocou a cereja no topo do bolo de uma excelente exibição e fechou as contas em 36-28. Com oito golos (em oito remates!), o central espanhol foi o melhor marcador do encontro.
O Sporting CP vai, agora, receber o ABC para o Campeonato Nacional, deslocando-se depois à Polónia para defrontar o SPR Chrobry Głogów para mais um embate europeu.
Sporting CP: Edy Silva (5), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (2), Natán Suárez (8), Jan Gurri (1), Salvador Salvador [C] (4), Espen Våg, Orri Þorkelsson (6), Mamadou Gamassa (2), Andrè Kristensen [GR], João Gomes (2), Étienne Mocquais (4), Leo Maciel [GR], Christian Moga e Martim Costa.