Entrada de Leão na ronda principal da EHF European League
13 Fev, 2024
Andebol vence CS Dinamo București em jogo de alta rotação (35-33)
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal entrou com a mão direita na ronda principal da EHF European League, esta terça-feira, ao derrotar os romenos do CS Dinamo București por 35-33 na primeira jornada do grupo IV.
Num duelo de alta rotação frente ao actual líder do campeonato romeno, e um dos principais candidatos a vencer esta competição, a turma de Ricardo Costa não teve tarefa fácil e foi para o intervalo em desvantagem (17-18). No entanto, uma segunda parte de grande nível, com a preciosa ajuda dos Sportinguistas, permitiu ao Sporting CP dar a volta e garantir assim a vitória.
Em pleno dia de Carnaval, os Sócios e adeptos disseram presente e ficaram perto de esgotar o Pavilhão João Rocha, que assistiu a um arranque de partida muito intenso. As duas equipas nunca estiveram a mais de um golo de distância, o que diz bem do equilíbrio verificado, sendo que tanto o Sporting CP como a turma visitante preferiram sempre pausar e pensar os ataques.
A eficácia ofensiva de ambos os conjuntos foi constante, o que fez com que ninguém descolasse no placard até à entrada para os cinco minutos finais da primeira parte. Aí, o CS Dinamo București conseguiu a primeira vantagem de dois golos (13-15), mas o Sporting CP voltou a encurtar para um até ao intervalo (17-18), com Orri Þorkelsson e Martim Costa em destaque (cinco golos cada).
Após o descanso, os romenos entraram melhor (18-21), mas logo a seguir os Leões responderam na mesma moeda (20-21). A partir daí, o duelo foi disputado taco a taco, com margens mínimas e empates sucessivos, até que à entrada para os últimos dez minutos o Sporting CP fez – com o guarda-redes André Kristensen em destaque – um parcial de 3-0 e passou para a frente: 29-28.
Na recta final, os Leões – galvanizados pelo incrível apoio dos Sportinguistas nas bancadas – obrigaram várias vezes o adversário a cair no jogo passivo, prova do excelente desempenho defensivo verde e branco. A luta foi renhida até à última buzina, mas acabou mesmo por sorrir ao Sporting CP, com Martim Costa a fazer o 35-33 e o Pavilhão João Rocha a entrar em erupção.
O Sporting CP passa assim a somar dois pontos no grupo IV, em que se encontram também os romenos do CSM Constanta e os alemães do Fuchse Berlin. O primeiro classificado garante desde logo a passagem aos quartos-de-final, enquanto o segundo e o terceiro discutirão os play-offs.
A segunda jornada europeia está agendada para dentro de uma semana, na próxima terça-feira, dia 20 de Fevereiro, em casa do Fuchse Berlin. Antes disso, os Leões regressam às emoções do Campeonato Nacional – que lideram invictos – este sábado, dia 17, para receber o Póvoa AC.
Sporting CP: André Kristensen [GR], Pedro Portela, Edy Silva (5), Edmilson Araújo, Natán Suárez (3), Salvador Salvador [C] (1) e Kiko Costa (4); Leo Maciel [GR], Martim Costa (8), Jan Gurri (1), Espen Våg, Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (3), João Gomes (1), Étienne Mocquais e Christian Moga.