Ricardo Costa: "Fizemos um grande jogo"
13 Fev, 2024
Reacção do técnico ao triunfo sobre o CS Dinamo București
No rescaldo do triunfo sobre o CS Dinamo București (35-33), relativo à primeira jornada do grupo IV da ronda principal da EHF European League, o treinador Leonino Ricardo Costa, falou num “grande jogo de andebol” e deixou rasgados elogios à exibição dos seus jogadores, que deixaram tudo em campo e contaram com a ajuda de um ambiente escaldante no Pavilhão João Rocha.
“Quero dar os parabéns aos atletas, aos nossos adeptos e também aos do adversário, que foram fantásticos e fizeram a festa do andebol. Estiveram frente-a-frente duas equipas de Champions, com vários jogadores de nível mundial em campo e um grande espectáculo entre duas grandes equipas. É muito bom viver estes momentos, foi um jogo muito bonito e vamos recordar para sempre esta vitória”, começou por dizer o técnico, analisando mais detalhadamente a partida.
“Já se adivinhava o jogo que foi, muito igualado e marcado pela alta eficácia no ataque. Sabíamos que tínhamos de melhorar a nossa defesa na segunda parte, nomeadamente os nossos guarda-redes, mas nós próprios concedemos muitas oportunidades ao adversário de finalizar de forma confortável”, lamentou, frisando ainda assim a excelente resposta da equipa na segunda parte.
“Com a ajuda do André [Kristensen], conseguimos rectificar e fizemos um grande jogo pois só assim poderíamos ganhar a uma equipa recheada de grandes jogadores e com um treinador vencedor da EHF Champions League. É uma honra poder defrontar esta equipa e este técnico”.
Ricardo Costa lembrou depois que o Sporting CP ainda não perdeu qualquer jogo esta época em casa, seja para que prova for, e sublinhou a importância de começar a ronda principal a vencer.
“Estamos a lutar pelos três primeiros lugares, sabemos que o Fuchse Berlin ainda não perdeu e é, se calhar, o grande candidato a ganhar esta prova. Se queríamos seguir em frente, este jogo era crucial. Agora os dois jogos com os alemães vão ser pela disputa do primeiro lugar”, afirmou, acrescentando: “Agora vamos descansar pois temos um jogo importante sábado frente ao Póvoa AC”.
Já Orri Þorkelsson, ponta islandês do Sporting CP que foi o melhor marcador do desafio com nove golos em nove remates efectuados, realçou a importância de arrancar com uma vitória.
“Começar a ronda principal a vencer um adversário fantástico como este, que tem muita qualidade e grandes jogadores, é muito importante. Podia dizer que a chave da partida foi o ataque ou a defesa, mas a verdade é que trabalhámos muito bem. Não parámos, insistimos sempre e continuámos a olhar em frente, foi o trabalho de equipa que nos garantiu esta vitória”.
O jovem de 24 anos mostrou-se também feliz pelo seu desempenho. “Senti-me muito bem. A minha mãe veio ver-me pela primeira vez a jogar pelo Sporting CP, portanto tinha de jogar bem. Tento sempre dar tudo pela equipa e hoje estive bem, estou muito feliz”, atirou, deixando também grandes elogios aos adeptos. “Esta é a melhor atmosfera do mundo do andebol, sem qualquer dúvida. Os adeptos têm sido fantásticos desde que cheguei, eles são inacreditáveis”.