Luta até ao fim sem recompensa
27 Abr, 2024
Reacção Leonina foi insuficiente no Dragão Arena (37-35)
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Dragão Arena e perdeu 37-35 com o FC Porto, este sábado à noite, no embate da terceira jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional.
Depois de uma primeira parte mais errática (20-16), os Leões de Ricardo Costa responderam na segunda parte e fizeram do clássico uma batalha até bem perto do fim, mas sem conseguir recuperar em pleno a desvantagem. Assim, no final de Abril, chegou a primeira derrota da equipa verde e branca no campeonato, 24 jogos depois.
Apesar do desaire, o Sporting CP continua líder isolado da prova com 40 pontos, mais dois que o FC Porto, que assim reduziu a diferença.
Em busca também de dar uma resposta após o desaire europeu (32-29 em casa dos alemães do Rhein-Neckar Lowen), os Leões de Ricardo Costa entraram no Dragão Arena com André Kristensen, Edy Silva, Natán Suárez, Pedro Portela, Orri Þorkelsson, Kiko Costa e Martim Costa de início, tendo pela frente um FC Porto que vinha de cinco vitórias consecutivas - a última derrota azul e branca tinha sido, precisamente, às mãos do Sporting CP (35-32) em Março.
Cumprido um minuto de silêncio pelo falecimento de Paulo Abreu, andebolista e capitão do CD Xico Andebol, o clássico iniciou-se com eficácia máxima de parte a parte nos primeiros seis minutos (4-4). A seguir, no entanto, os dragões assumiram a liderança no marcador por dois golos de diferença, aproveitando um par de erros Leoninos (7-5).
Kristensen, pouco depois, emergiu com uma defesa e Þorkelsson até falhou um livre de sete metros pelo meio, mas rapidamente os Leões responderam com o empate (10-10), autoria de Edy Silva após passe interior de Natán Suárez.
Contudo, à entrada para os últimos dez minutos da primeira parte, uma nova perda no ataque verde e branco resultou em nova desvantagem no marcador (14-12), que foi dilatada de forma sucessiva até uma diferença de cinco golos (18-13). O FC Porto aproveitou a exclusão de Christian Moga e as falhas Leoninas na ligação com o pivô, apostando com sucesso em rápidos e eficazes contra-ataques.
Logo a seguir, seria Kiko Costa, desde a linha de sete metros, a colocar um ponto final na ‘seca’ ofensiva, contando ainda com os contributos imediatos de Leo Maciel (defesa) e um golo de Þorkelsson para o 18-15, porém um novo ascendente azul e branco antes da buzina levou, para o intervalo, o marcador em 20-16.
Os Sportinguistas presentes nas bancadas fizeram ouvir-se antes do reatamento do clássico, apoiando os Leões de Ricardo Costa em busca da reviravolta no segundo tempo - missão que se complicou ainda mais logo no início (22-16).
Ainda assim, Kiko Costa continuou a dar oxigénio à equipa a partir de livres de sete metros e, depois, também com um importante roubo de bola que lançou um rápido ataque finalizado por Natán Suárez para reduzir a desvantagem (25-21).
Edy Silva, muito lutador, cresceu no ataque, mas, defensivamente, faltava ao Sporting CP encontrar colectivamente o antídoto para o ímpeto ofensivo do FC Porto, o que conseguiria de forma mais consistente à entrada para os últimos dez minutos. Após uma série de roubos de bola e uma falta atacante da formação da casa, Martim Costa apontou o 30-28 que trouxe uma nova esperança e mais incerteza.
Já com pouco mais de três minutos por jogar, uma defesa de Kristensen e uma bola na barra da sua baliza permitiram aos Leões dar mais um passo em frente e Martim Costa, com dois golos (acabou com 12), reduziu a diferença para apenas um golo (34-33). Num final de nervos, porém, apesar do enorme esforço verde e branco, o FC Porto não desarmou e levou a melhor por 37-35.
Três clássicos consecutivos depois – e quase um ano depois, desde 13 de Maio de 2023 -, o Sporting CP voltou a perder com o emblema azul e branco e terminou a sua invencibilidade em território nacional. Agora, para os Leões de Ricardo Costa segue-se a recepção decisiva ao Rhein-Neckar Lowen para a segunda mão dos ‘quartos’ da EHF European League, enquanto no que toca ao campeonato têm encontro marcado com o ABC para iniciar a segunda volta do grupo A desta fase final.
Sporting CP: Edy Silva (3), Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa (7), Natán Suárez (5), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C], Espen Våg, Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga, Martim Costa (12)