Duro golpe ao cair do pano
30 Abr, 2024
Sporting CP venceu o Rhein-Neckar Löwen, mas o resultado não foi suficiente
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta terça-feira, o Rhein-Neckar Löwen por 29-28 na segunda mão dos quartos-de-final da EHF European League, mas falhou o acesso à final four da prova.
Os Leões tinham perdido por 32-29 na Alemanha, na semana passada, e por isso precisavam de vencer este jogo por quatro golos de diferença e o objectivo não foi alcançado por pouco.
O Sporting CP de tudo fez para seguir em frente na Europa com a ajuda dos Sportinguistas, que encheram o reduto Leonino e apoiaram a equipa verde e branca do início ao fim, mas no último minuto do jogo caiu tudo por terra.
Partida electrizante no Pavilhão João Rocha com o Rhein-Neckar Löwen a abrir a contagem e Andre Kristensen a saber também travar os alemães.
Assim, Kiko Costa, num remate picado com a bola a entrar por baixo das pernas do guarda-redes adversário, conseguiu empatar nos 4-4 e assim o Sporting CP conseguiu depois passar pela primeira vez para a frente com um golo de Salvador Salvador.
O capitão verde e branco foi também decisivo, minutos depois, ao fazer o 10-8 e a dar a maior vantagem ao Sporting CP até essa altura. Kiko Costa bisou de seguida (12-8) e aí a vantagem começou a ser aquela que os Leões precisavam para seguir em frente na prova.
Ainda assim, o relógio só marcava 21 minutos da primeira parte e, por isso, naturalmente, o marcador ainda iria mexer muito até ao final e mexeu logo de seguida, com o Rhein-Neckar Löwen a reduzir a diferença para três e a seguir para dois.
Aproximava-se o adversário, mas o Sporting CP apresentava-se muito bem e voltou à vantagem de quatro golos, que só não manteve até ao intervalo (15-12) porque Mikael Appelgren levou a melhor no frente-a-frente com Kiko Costa num livre de sete metros ao minuto 30.
No regresso ao jogo, após o intervalo, mantiveram-se as dinâmicas com o jogo a continuar muito vivo e o marcador sempre mexido. Orri Þorkelsson, nos sete metros, devolveu os quatro golos de vantagem aos Leões e o Rhein-Neckar Löwen reduziu logo a seguir.
Foi assim que a segunda parte arrancou, "tu cá, tu lá", mas, em poucos minutos, a formação alemã deu mostras de continuar a acreditar noutro resultado e, ao contar com o gigante David Spath - fez 15 defesas em todo o jogo - e um remate de Martim Costa à trave, conseguiu encurtar muito a diferença (17-16).
Ricardo Costa pediu logo de seguida time out e a reacção verde e branca não tardou, com Kiko Costa a fazer 18-16 e Andre Kristensen a negar mais um golo ao Rhein-Neckar Löwen duas vezes seguidas. Na resposta, Christian Moga com toda a calma, diante do gigante David Spath, fez um chapéu sobre o guarda-redes e fez 19-16.
Os quatro golos de diferença chegaram logo depois, num ataque rápido, com Orri Þorkelsson a ter tempo e espaço para marcar tranquilamente (21-17).
Vibravam os Sportinguistas nas bancadas, mas o Rhein-Neckar Löwen não quis entrar na festa Leonina e foi respondendo sempre de forma certeira, com Martim Costa a fuzilar também a baliza adversária.
Nesse sentido, o marcador andou sempre entre os três e os quatro golos de diferença e a 10 minutos do final o placard registava a diferença que o Sporting CP precisava (26-22).
Por isso, era importante manter o resultado, mas cinco minutos depois o Rhein-Neckar Löwen voltou a colocar-se na frente da eliminatória (27-25).
Assim, houve jogo até ao final e o último minuto acabou por ser penalizador para os Leões. Com 29-26 no marcador, Christian Moga foi excluído por dois minutos e o Rhein-Neckar Löwen conseguiu reduzir para dois golos e, ao cair do pano, depois de Orri Þorkelsson não conseguir voltar a dar a vantagem de três golos, os alemães reduziram ao som da buzina e selaram a eliminatória.
Infelicidade para os Leões, que não mereciam tão duro golpe, depois de uma brilhante campanha europeia, mas agora, até ao final de Maio, o foco passa a estar unicamente na recta final do Campeonato Nacional. O título decide-se em breve e este fim-de-semana há já jogo frente ao ABC, em casa.