Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais e Isabel Silva

Demonstração de força na EHF Champions League

Por Sporting CP
11 Set, 2024

Andebol bate SPR Wisła Płock na estreia com grande exibição (34-29)

De regresso à alta roda europeia, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal deu início à sua caminhada na EHF Champions League – prova que não disputava desde a temporada 2019/2020 – com uma vitória na recepção ao actual Campeão polaco SPR Wisła Płock por 34-29, esta quarta-feira, na ronda inaugural do grupo A.

Perante um Pavilhão João Rocha esgotado e com os adeptos ao rubro, a estreia do conjunto de Ricardo Costa fez jus às grandes noites europeias, com o Sporting CP a ser praticamente sempre superior ao adversário, numa partida em que chegou a ter sete golos de vantagem e conseguiu um triunfo mais do que justo. Categórico!  

No frente-a-frente com um adversário bastante superior a nível físico, os Leões não se intimidaram e entraram em campo destemidos. Com a ajuda do guarda-redes Mohamed Ali, que fez várias intervenções de excelente nível, e da boa dinâmica ofensiva, o Sporting CP chegou merecidamente a uma vantagem de três golos: 8-5.

Apesar de o SPR Wisła Płock – equipa que interrompeu o domínio do KS Kielce (12 campeonatos consecutivos) e já conquistou a Supertaça esta época – ainda ter voltado a empatar (9-9), os Leões distanciaram-se novamente e dilataram o fosso para cinco golos, depois de secarem o ataque rival durante cinco minutos (14-9).

Na recta final da primeira metade, que ficou marcada pela enorme qualidade e eficácia a defender e a atacar da turma de Alvalade, o Sporting CP foi conseguindo manter a diferença no marcador. Martim Costa assumiu-se como o elemento em maior destaque, contribuindo com seis golos para o resultado de 17-14 ao intervalo.

Após o descanso, os Leões voltaram a entrar a todo o gás e chegaram à maior vantagem até aí (20-14), mostrando-se muito imprevisíveis no ataque. Com o forte apoio dos adeptos, a formação de Ricardo Costa esteve quase sempre por cima, contra um SPR Wisła Płock que participou em dez das últimas 12 edições da prova.

Já com Mohamed Ali de regresso à baliza e novamente em plano de destaque – após André Kristensen ter iniciado a segunda parte -, o Sporting CP vencia por 27-21 aos 15 minutos e não dava mostras de abrandar. Dito isto, foi com naturalidade, perante a impotência do adversário, que chegou depois a vantagem de sete golos (30-23).

Nos momentos finais, o SPR Wisła Płock percebeu que seria muito difícil dar a volta ao resultado, dada a diferença no placard, e a intensidade diminuiu até à última buzina. O triunfo acabou por ficar fechado em 34-29, após uma notável exibição do Sporting CP, que teve em Martim Costa o seu melhor marcador no jogo: dez golos.

Os Leões voltam a jogar já este sábado, dia 14, na visita à AA Avanca para o Campeonato Nacional, estando o regresso à EHF Champions League agendado para dia 19, em casa do Fredericia HK, actual vice-campeão da Liga dinamarquesa.  

Recorde-se que os Leões têm como adversários no grupo A da EHF Champions League SPR Wisła Płock (Polónia), Veszprém HC (Hungria), Paris SG (França), Fredericia HK (Dinamarca), Füchse Berlin (Alemanha), FC Dinamo București (Roménia) e HC Eurofarm Pelister (Macedónia). Os dois primeiros classificados qualificam-se directamente para os quartos-de-final, enquanto as equipas entre o terceiro e sexto lugares terão de ultrapassar um play-off para acederem a essa fase.

Sporting CP: Mohamed Ali [GR], Salvador Salvador [C] (3), Natán Suárez (3), Martim Costa (10), Mamadou Gassama (5), Edy Silva e Kiko Costa (5); André Kristensen [GR], Orri Þorkelsson (3), Pedro Portela, Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Höghielm (2), Diogo Branquinho (1), João Gomes e Christian Moga.