Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória volumosa com nota dez

Por Sporting CP
25 Out, 2024

Domínio total na recepção ao Dom Fuas AC (42-23)

De regresso ao Campeonato Nacional, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Dom Fuas AC por claros 42-23, esta sexta-feira à noite, na partida que inaugurou a décima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.

E dez é também o número de vitórias dos Leões de Ricardo Costa, que continuam a contar as jornadas por triunfos, desta feita graças a um jogo de sentido único no Pavilhão João Rocha que funcionou como remédio caseiro na ‘ressaca’ da derrota em Bucareste (33-29) – a primeira na EHF Champions League.

Depois de dominar do início ao fim um dos emblemas recém-promovidos ao principal escalão, o Sporting CP alargou o pleno de vitórias (dez) e de pontos (30) para continuar na liderança, agora com mais três pontos que o FC Porto – adversário Leonino na próxima jornada -, que neste fim-de-semana visita o CS Marítimo.

Rafael Vasconcelos, de apenas 17 anos, e Kiko Costa foram os melhores marcadores Leoninos na partida com seis golos cada.

O Dom Fuas AC, assente no décimo lugar (de 12) e vindo da sua primeira vitória no campeonato - na jornada anterior com o também ascendido SC Horta (41-27) -, até inaugurou o marcador no Pavilhão João Rocha, mas cumpridos os primeiros cinco minutos já os Leões se fizeram com a vantagem - e nunca mais a perderam. Martim Costa, Diogo Branquinho e Kiko Costa construíram o 5-2.

A partir daqui, o jogo rápido, objectivo e eficaz da equipa Ricardo Costa – hoje sem João Gomes e Pedro Martínez - elevou o ritmo e começou a marcar de maneira acentuada as diferenças em campo e no marcador. Com Mohamed Ali – titular - a brilhar entre os postes e muito espectáculo ofensivo - ‘mísseis’ dos irmãos Costa, William Höghielm a mostrar-se por dentro e Branquinho muito certeiro na ponta esquerda -, o Sporting CP disparou do 5-4 até um expressivo 17-4 sem qualquer resposta do conjunto da Nazaré, que somou mais de dez minutos sem marcar.

Aproveitando a prematura mas já sólida vantagem, a formação verde e branca rodou de forma constante as suas peças, contando desde logo com a participação dos jovens Maiko Vázquez (21 anos) e Rafael Vasconcelos (17), com este último a deixar a sua marca de imediato com belos detalhes no ataque que arrancaram aplausos das bancadas.

A superioridade dos Leões, que não tiraram o pé do acelerador, foi a tendência constante até ao intervalo, tal como o 24-10 que fechou os primeiros 30 minutos ilustrava. Estava muito bem encaminhado o décimo triunfo seguido no campeonato. Por esta altura, Kiko e Branquinho, cada um com quatro golos, destacavam-se na lista de marcadores, embora a grande maioria dos jogadores Leoninos já tivesse ‘facturado’.

A segunda parte começaria com um parcial de 2-3 (26-13) a favor dos visitantes, mas rapidamente o Sporting CP – agora com André Kristensen na baliza - retomou a sua portentosa cadência ofensiva para continuar a dilatar a sua liderança (32-14). Nesta fase, também o jovem Maiko Vázquez se mostrou no ataque.

Já sem história quanto à discussão da vitória, os actuais Campeões Nacionais mantiveram o ritmo alto e, através de golos sucessivos face ao 7v6 tentado pelo adversário, chegaram aos 38-18 e ainda ultrapassaram rapidamente a barreira dos 20 golos de diferença. Com seriedade até ao fim, o indiscutível triunfo verde e branco teve como resultado final um expressivo 42-23, reflexo fiel do domínio total exercido e fechado desde a linha de sete metros por Rafael Vasconcelos.

Cumprido com sucesso o regresso ao Pavilhão João Rocha, os Leões de Ricardo Costa voltam a fazer-se à estrada com duas deslocações altamente exigentes pela frente. Primeiro, rumam a França para enfrentar o PSG, esta quarta-feira (19h45), em mais uma jornada europeia, enquanto no fim-de-semana segue-se o clássico com o FC Porto, no Dragão Arena, onde a liderança do campeonato estará em jogo.

Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (1), Kiko Costa (4), Natán Suárez (6), Jan Gurri (3), William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (2), Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (4), Maiko Vázquez (3), Christian Moga, Martim Costa (3), Mohamed Ali [GR], Rafael Vasconcelos (6)