Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Arranque perfeito em casa confirmado

Por Sporting CP
05 Abr, 2025

Primeira parte de luxo encaminhou triunfo sobre o CS Marítimo (35-24)

Dois jogos feitos até ao momento, ambos em casa, e duas vitórias para começar da melhor maneira a fase decisiva do Campeonato Nacional. No Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o CS Marítimo por 35-24, este sábado à tarde, no jogo da segunda jornada do grupo A da fase final.

Lançados por um primeiro tempo implacável (20-9 ao intervalo), os Leões de Ricardo Costa continuam a ganhar e destacaram-se com 38 pontos - à condição - no primeiro lugar, onde ficam a aguardar o desfecho do clássico na Luz entre SL Benfica e FC Porto, os dois emblemas na perseguição – os dragões com 35 pontos e as águias com 31.

Com André Kristensen, Natán Suárez, Pedro Martínez, Edy Silva, Salvador Salvador, William Höghielm e Orri Þorkelsson de início, o Sporting CP até começou a correr atrás do prejuízo (0-2), mas o capitão e Pedro Portela rapidamente indicaram o caminho para a liderança do marcador (5-2) ao terem encontrado o ‘antídoto’ para o 7v6 forçado pelos madeirenses – uma constante no jogo. Intransponível, Kristensen emergiu na baliza e, sempre que possível, Salvador atirou rapidamente e de qualquer lado para o golo – apontou oito só no primeiro tempo.

Cumprido o quarto de hora, fruto da exclusão de Pedro Martínez, os visitantes ainda tentaram reagir, sempre à boleia de Délcio Pina, embora nada mudasse na toada do encontro, por força da avassaladora resposta verde e branca.

Martim Costa, recém-entrado, Þorkelsson e Portela fizeram o marcador ‘disparar’, primeiro, até 15-6 e, a fechar a primeira parte, a velocidade e o critério nas saídas para o ataque fizeram o resto para ‘dinamitar’ de vez o adversário. O expressivo 20-9 ao intervalo foi a prova perfeita, também, da excelente lição defensiva dos Leões de Ricardo Costa perante um CS Marítimo, por vezes, algo perdulário.

Reatada a segunda parte, já com Mohamed Aly na baliza e Mamadou Gassama e Diogo Branquinho nas pontas, o Sporting CP começou a bom ritmo (23-10), mas quando a eficácia ofensiva caiu os insulares – mais expeditos - aproveitaram para reduzir diferenças pouco a pouco (25-16 e 28-20).

Apesar disso, os Leões recompuseram-se na recta final e o emblema da Madeira não pôde chegar a sonhar com a reentrada na discussão pela vitória. Com Aly a brilhar entre os postes, Natán Suárez voltou a estabelecer os dez golos de diferença no marcador (33-23) e, já com um ritmo mais baixo em cada ataque, o Sporting CP fechou as contas em 35-24.

Avizinha-se, na próxima jornada, a deslocação a casa do FC Porto, o primeiro jogo fora dos Leões nesta fase final – e seguir-se-ão mais dois como visitante (Luz e Madeira) de forma consecutiva, mas apenas em Maio.

Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela (6), Natán Suárez (2), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, William Höghielm (3), Salvador Salvador [C] (11), Orri Þorkelsson (2), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (1), João Gomes (1), Christian Moga, Martim Costa (3), Mohamed Aly [GR], Rafael Vasconcelos