Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões são vice-campeões europeus de corta-mato

Por Jornal Sporting
05 Fev, 2017

Regresso do Sporting CP 19 anos depois à maior prova europeia de corta-mato vale 2.º lugar individual e colectivo

O Sporting sagrou-se este domingo vice-campeão europeu de corta-mato. A formação leonina somou 45 pontos, mais oito do que os turcos do Istambul.

O argelino do Sporting CP, Rabah Aboud, foi igualmente segundo classificado individual na Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se realizou na pista das Açoteias. 

Nos 9730 metros de prova, o argelino comandou a maioria do tempo, impondo o ritmo da corrida. Ainda esboçou o esforço para vencer, mas acabou por ficar em segundo, finalizando com 30.13 minutos, a meros nove segundos de Yemaneberham Crippa (Fiamme Oro Padova Club, de Itália). Ayad Lamdassem (Atletismo Bikila, de Espanha) fechou o pódio.

Na 54.ª edição da competição, o pelotão verde e branco conseguiu acompanhar o ritmo do líder da corrida, conseguindo finalizar em segundo lugar colectivamente. Com 45 pontos, a oito do Istanbul BBSK, da Turquia, e principal favorito, o Sporting CP regressou aos grandes momentos internacionais no corta-mato. Todos os seis representantes finalizaram a prova, mas foi graças a Rabah Aboud, Licínio Pimentel (12.º/ 30.45), Rui Teixeira (14.º/30.56) e António Silva (17.º/31.04) que os leões garantiram o importante segundo lugar, à frente do Bikila de Espanha, com 77 pontos.

Tanto Carlos Silva, director técnico do atletismo, e Nogueira Costa, coordenador do meio-fundo do Sporting CP, salientaram a “solidariedade” dos atletas leoninos, reiterando que foi a “superação que permitiu alcançar o objectivo definido”.
 
O resultado colectivo é ainda mais valorizado pelos ausências de Hélio Gomes, recentemente campeão de estrada, e de Rui Pedro Silva. O esforço dos atletas leoninos valeu um regresso em cheio a uma competição já vencida por 14 vezes a nível colectivo e por ocasiões em termos individuais.
 
Com este resultado, o Sporting CP garantiu também a presença no próximo Campeonato Europeu de corta-mato.
Na plateia estiveram Fernando Mamede, Carlos Lopes e o vogal do Conselho Directivo, Rui Caeiro.