Naide Gomes foi à escola dar uma aula de salto em comprimento
22 Fev, 2022
Antiga atleta partilhou a sua história e tentou despertar o interesse dos alunos da ULIS na modalidade
O Sporting Clube de Portugal continua a levar as modalidades às escolas e durante esta semana foi a vez do atletismo ir à United Lisbon Internacional School (ULIS).
Durante toda esta semana os alunos terão aulas dadas com o apoio de treinadores Leoninos, mas a tarde desta terça-feira foi ainda mais especial para os alunos do sétimo e oitavo anos e ainda para duas turmas do primeiro e segundo anos: Naide Gomes marcou presença, contou-lhes um pouco da sua história e os feitos de uma carreira ímpar e ainda os ajudou na prática do salto em comprimento.
“É sempre importante e gratificante participar nestas acções e partilhar a minha história, podendo com isso fazer com que sigam as minhas pisadas, e para eles foi bom perceberem que há outras modalidades para lá do futebol e também poderem estar comigo, que fui atleta”, começou por dizer Naide Gomes, aos meios de comunicação do Sporting CP, recordando: “Eu não tive essa oportunidade e quando era pequena achava que isso era impossível de acontecer. Pensava que não podia chegar perto dos grandes atletas”.
“Penso que é sempre importante haver este contacto, eles verem que somos reais e terem a oportunidade de falar e rir connosco”, sublinhou a antiga atleta do salto em comprimento e actual fisioterapeuta do gabinete médico do Multidesportivo do Sporting CP, admitindo que viu alguns jovens da ULIS que poderiam investir nesta disciplina: “É um orgulho poder incutir-lhes o atletismo, que é a modalidade mais medalhada a nível nacional e que tem a importância que tem, assim como mostrar-lhes que eles também podem ser os melhores do mundo. Vi aqui miúdos com competências, mas é sempre preciso trabalhar. Tal como eu fiz quando fui descoberta”.
Maria João Paiva, coordenadora de educação física da ULIS, também acredita que há talento na escola e que estas iniciativas ajudam sempre a captar a atenção dos alunos e a despertar-lhes o interesse para as diferentes modalidades.
“Na United Lisbon tentamos sempre que os alunos tenham o maior número possível de modalidades e esta semana, para fechar a prática do atletismo, penso que não havia nada melhor do que ter aqui alguém que fez carreira na modalidade e que foi campeã do mundo e é um símbolo do atletismo português”, referiu, justificando: “É bom para os nossos alunos terem contacto com estas figuras, conhecerem a história delas e terem noção daquilo que elas tiveram de fazer”.
“Foi uma experiência inacreditável para eles”, sublinhou Maria João Paiva, com o director da ULIS, José Azcue, a partilhar a mesma opinião: “Para os nossos alunos foi uma honra e um privilégio poderem ter aqui a Naide Gomes, que é um exemplo como atleta e como pessoa”.
Nesse sentido, o director da ULIS, que já tem parcerias com o Sporting CP no futebol, natação e patinagem, e onde há semanas o Clube proporcionou uma manhã dedicada ao skate, sublinhou a importância da ligação entre as duas entidades: “Estou muito contente por termos o Sporting CP como parceiro. O Clube tem mostrado muitas modalidades a estes alunos e estamos a trabalhar para que não fiquemos por aqui”.