Auriol Dongmo é vice-campeã da Europa
15 Ago, 2022
Lançadora com a medalha de prata em Munique
Auriol Dongmo conquistou, esta segunda-feira, a medalha de prata na final do lançamento do peso dos Campeonatos da Europa que estão a ter lugar em Munique, na Alemanha. Na mesma prova, Jéssica Inchude terminou na nona posição.
A qualificação, de manhã, foi uma verdadeira demonstração de força de Auriol Dongmo, que, logo no primeiro ensaio, superou os 18,60 metros necessários para o apuramento directo com um lançameto de 19,32 metros. Não lançou mais e ninguém se aproximou da portuguesa, com Jessica Schilder (Países Baixos) a ficar na segunda posição da qualificação com 18,95 metros.
Mais trabalho teve Jéssica Inchude, que começou com 17,18 metros e subiu a fasquia para 17,64 metros no segundo ensaio. No terceiro, chegou as 17,38 metros. A melhor marca chegou para terminar a qualificação na 11.ª posição, reservando assim um lugar na final.
Após qualificação, na zona de entrevistas rápidas e citada pela organização da prova, Auriol Dongmo mostrou-se satisfeita pela boa marca e apontava as baterias para o lugar mais alto do pódio: "Estou bem e muito feliz por conseguir a marca de qualificação para a final. Agora preciso de descansar um pouco para estar pronta. A temporada é dura e a viagem desde Eugene [nos EUA, onde se realizaram os Campeonatos do Mundo] foi muito difícil, principalmente devido ao fuso-horário, mas tentámos lidar com isso da melhor forma. Agora, como todas as outras atletas, estou motivada para lugar para ganhar a medalha de ouro nos Europeus".
À noite, a final começou com um bom lançamento de Auriol Dongmo: 19,29 metros. No entanto, cedo se percebeu quem seria a principal rival na luta pelo ouro, uma vez que Jessica Schilder abriu o concurso com 19,47 metros e, na segunda tentativa, aumentou para 20,24 metros. Em resposta a esta marca, Auriol Dongmo conseguiu 19,82 metros, batendo assim o (seu) recorde de Portugal ao ar livre.
A campeã verde e branca tentou, de todas as formas, chegar aos 20 metros, mas não conseguiu, ficando-se pelos 19,01, por um nulo, pelos 19,46 e, no último ensaio, pelos 19,52. Assim, Auriol Dongmo adicionou a medalha de prata nos Europeus ao ar livre aos ouros que tem no palmarés nos Mundiais e Europeus em pista coberta. A juntar a Auriol Dongmo e a Jessica Schilder, Jorinde van Klinken - também dos Países Baixos - completou o pódio ao ficar com o bronze.
"Não estou satisfeita, mas há dois dias nem sabia se podia lançar porque tive uma lesão no braço. Por isso, ter conquistado a medalha deixa-me contente porque há dois dias era mesmo difícil", começou por dizer Auriol Dongmo à RTP depois da prova.
Tendo admitido que Jessica Schilder "merece" o ouro porque "é uma jovem que está a crescer e uma boa adversária", a Leoa garantiu que vai "continuar a trabalhar", até porque ainda tem "a Diamond League esta temporada".
No caso de Jéssica Inchude, sabia-se que a tarefa ia ser mais complicada, tendo iniciado o concurso com um lançamento de 17,24 metros. Seguiu-se uma tentativa nula e um último ensaio melhor, de 17,93 metros.
Em estreia em Campeonatos da Europa, a atleta do Sporting CP acabou por conseguir um nono lugar.