Atletismo com mais quatro caras novas
12 Out, 2024
Petja Klojčnik, Rafael Jorge, Samuel Freire e Tsanko Arnaudov reforçam Sporting CP
A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal contratou quatro novas caras para a próxima temporada: Petja Klojčnik, Rafael Jorge, Samuel Freire e Tsanko Arnaudov.
Petja Klojčnik, eslovena de 19 anos, é especialista nos 800 metros, tendo como recorde pessoal o tempo de 2'05''47 conseguido em pista curta a 18 de Fevereiro de 2023 em Zagreb, na Croácia. No mesmo ano, mas a 2 de Junho e em Slovenj Gradec, na Eslovénia, estabeleceu também o seu melhor tempo nos 400 metros: 54''65. Conta, no palmarés, com participações em Mundiais e Europeus sub-20.
"Estou muito entusiasmada para o futuro. Mudei-me para Portugal para estudar e queria juntar-me a um clube para me sentir mais em casa. Encontrei o Sporting CP e percebi que partilhava a minha visão. Foi a escolha mais apelativa para mim", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, falando um pouco do seu percurso e do futuro.
"Comecei a praticar atletismo ainda muito nova. Trabalho muito e tenho uma ambição muito grande. Quero melhorar a cada ano e na próxima temporada não vai ser excepção. Estou a apontar para os Europeus sub-23 de 2025, onde quero competir na final. (...) O meu maior objectivo a longo prazo é estar nos Jogos Olímpicos, preferencialmente nos de Los Angeles [2028]", referiu.
Sobre Petja Klojčnik, Paulo Reis, coordenador do atletismo do Sporting CP, explicou que "foi uma oportunidade": "Ela contactou-nos há algum tempo e pediu o apoio do Sporting CP durante a permanência dela no nosso país. Fomos investigar e percebemos que era uma excelente atleta, sobretudo nos 800 metros mas também nos 400 e 4x400 metros. Pode-nos ser útil, tanto na equipa sub-23 como na equipa sénior. Acredito que vai evoluir em Portugal e pode ser uma mais-valia".
Já Rafael Jorge, português de 27 anos, é velocista e representava a ADR Água de Pena. Tem como melhores marcas 6''85 (60 metros, 2019), 10''41 (100 metros, 2017), 21''04 (200 metros, 2018 e 2024) e 47''73 (400 metros, 2021). Tem experiência em provas internacionais ao serviço de Portugal.
"A ambição do Sporting CP está alinhada comigo, assim como os objectivos e a exigência. É algo que procuro e o Clube também, o que me levou a escolher este caminho. A época passada foi bastante boa, consegui recuperar depois de alguns anos menos bons. O Sporting CP percebeu a melhoria", contou.
Admitindo que já conhece "o sentimento da equipa" uma vez que tem vários parceiros de treino do emblema de Alvalade, esta mudança "tornou-se algo mais natural". "Quero, sobretudo, melhorar as minhas marcas. Se o fizer, ajudarei o Clube a atingir os objectivos colectivos", acrescentou.
Paulo Reis definiu Rafael Jorge como um "internacional muito versátil, porque corre dos 100 aos 400 metros". "Tem a valência de poder reforçar a equipa nas estafetas, sobretudo nos 4x100 metros. Nos 4x400 metros, pode também ajudar a melhorar o nosso recorde nacional de clubes", considerou.
Samuel Freire tem 34 anos, está de regresso ao Sporting CP e foca-se na longa distância. Vestia as cores do Vitória FC e é o recordista nacional de Cabo Verde nos 1500 metros (3'45''94, 2017), nos 5000 metros (13'53''36, 2024), nos 10000 metros (28'28''93, 2024), na meia-maratona (1h02'47'', 2023) e na maratona (2h11'01'', 2024). Esteve nos Jogos Olímpicos de Paris, no último verão, terminando a maratona na 56.ª posição, e nos Mundiais de Budapeste, em 2023, na prova de 5000 metros.
"Estou muito feliz por voltar a casa. Quando vim para Portugal, escolhi o Sporting CP. Tive alguns anos, saí e agora voltei. Quero terminar a minha carreira a representar o Sporting CP ao mais alto nível. Quero conquistar títulos. Quando o Paulo Reis falou comigo, não pensei duas vezes. É aqui que me sinto mais em casa, tenho muitos amigos e tinha vontade de voltar. (...) Os atletas sentem-se bem aqui, conseguem trabalhar. As condições são muito boas e estava à procura disso para dar seguimento à minha carreira", afirmou, antes de comentar a sua participação em Paris 2024.
"Os Jogos Olímpicos foram uma experiência incrível. Estava na melhor forma da minha vida, treinei muito bem. Infelizmente, duas semanas antes, adoeci e não consegui chegar a 100%. Ainda assim, consegui gerir e acabei bem. Agora, quero treinar bem para, no próximo ano, estar no Mundial", lançou.
"O Samuel Freire já tem mais de 30 anos, mas é um atleta de valor cimentado. Foi Olímpico em Paris e é muito versátil porque corre na pista, na estrada e no corta-mato. Tem vindo a progredir todos os anos, não é um atleta estagnado. Acreditamos que pode ser importante na tentativa de recuperarmos os títulos de estrada e corta-mato em masculinos", revelou Paulo Reis.
Por fim, Tsanko Arnaudov, o mais titulado dos novos Leões. Proveniente do SCU Torreense, tem 32 anos e é o recordista português do lançamento do peso (21,56 metros, 2017). Com muita experiência em Jogos Olímpicos (2016 e 2024), Campeonatos do Mundo (2015, 2017, 2022 e 2023), Campeonatos da Europa (2016, 2018, 2022 e 2024), Campeonatos do Mundo em pista coberta (2018) e Campeonatos da Europa em pista coberta (2017 e 2019), é um dos maiores nomes do atletismo português neste século. Conquistou, nos Europeus de Amesterdão em 2016, a medalha de bronze.
Aos meios de comunicação Sportinguistas, o internacional português mostrou-se satisfeito: "É uma grande responsabilidade porque daquilo que estive a conhecer do projecto do Sporting CP é um investimento muito grande no atletismo. Acredito que fizeram um grande esforço para me terem no Clube e vou honrar a camisola sempre que a vestir".
Questionado sobre os objectivos para 2025, Tsanko Arnaudov explicou que, "da forma como acabou a época passada, com grandes resultados, grandes conquistas e grandes feitos", encontra-se muito entusiasmado. "Já estou de volta ao trabalho (...) e já se cria alguma ansiedade também para me estrear com a camisola do Sporting CP", acrescentou.
Por fim, o atleta dirigiu-se aos Sócios e adeptos Leoninos. "A mensagem é a de que aquilo que podem esperar de mim é que sempre que vestir esta camisola darei o meu melhor para a conseguir honrar. Quero satisfazer aquilo que as pessoas esperam de mim e alcançar grandes feitos com esta camisola", concluiu Tsanko Arnaudov.
Para Paulo Reis, o novo Leão "é um reforço muito importante para o Sporting CP": "É o recordista português e pode acrescentar muito valor à equipa. O lançamento do peso era um ponto fraco da equipa e a vinda dele abre-nos a possibilidade de ter um estrangeiro a fazer a diferença noutra disciplina e sermos mais competitivos. A aposta foi essa e acreditamos que o Tsanko nos pode ajudar no grande objectivo de recuperar o título nacional masculino".
No final, o coordenador do atletismo do Sporting CP lançou a próxima temporada: "As expectativas são sempre as melhores. Entramos em qualquer campeonato para ganhar e temos sido bem sucedidos nos escalões jovens. Queremos melhorar na formação, recuperar os títulos de pista coberta em seniores e vencer também ao ar livre. Os títulos têm sido disputados até ao final e temos a ambição de os voltar a conquistar. Na estrada e no corta-mato, acredito que também vamos ser mais competitivos".