Auriol Dongmo continua de Leão ao peito
21 Jul, 2023
Lançadora do peso renova contrato com o Sporting CP
Auriol Dongmo vai manter-se de Leão ao peito. A atleta do lançamento do peso, actual Campeã da Europa e do Mundo em pista coberta, renovou esta sexta-feira contrato com o Sporting Clube de Portugal e mostrou-se muito satisfeita por continuar no emblema que defende já desde 2017.
“É com muita alegria que renovo contrato porque sinto-me em casa desde o primeiro dia no Sporting CP. O Clube sempre me apoiou e acreditou em mim, o que é muito importante”, começou por dizer a Leoa em declarações à Sporting TV, antes de acrescentar: “O Sporting CP é uma família para mim e trabalho todos os dias para que o Clube fique mais orgulhoso de mim”.
Nos seis anos que leva em Alvalade, a actual terceira classificada do ranking Mundial e recordista nacional (20,43 metros) habituou os Sportinguistas a muitos triunfos e medalhas, mas há uma que recorda como mais “especial”: o ouro conquistado em 2021 nos Europeus de pista coberta.
“Foi a primeira vez que representei a selecção nacional e foi um momento mais emocionante do que qualquer outro”, recordou a lançadora, de 32 anos, que apesar de ter nascido nos Camarões, conta com dupla nacionalidade desde 2019 e foi autorizada a competir por Portugal desde 2020.
Agora, e após ter regressado há poucas semanas da Polónia, onde conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus, Auriol Dongmo está já focada em conseguir um bom resultado nos Mundiais de Budapeste, que vão decorrer dentro de cerca de um mês, entre os dias 19 e 27 de Agosto.
“Estou a trabalhar para isso já há muito tempo porque faz parte do planeamento para esta época. Vou dar tudo para chegar lá preparada para ganhar”, garantiu, sem esquecer que falta também pouco mais de um ano para voltar a disputar os Jogos Olímpicos, desta vez em Paris, após ter falhado o bronze em 2021, quando ficou no quarto lugar a escassos cinco centímetros do pódio.
“É um grande objectivo meu e um sonho para todos os atletas ganhar uma medalha nos Jogos. Nos outros anos não correu bem, mas vou dar tudo e trabalhar para fazer melhor em França”.
A fechar, a detentora da melhor marca europeia do ano (19,72 metros) fez questão de deixar uma mensagem aos Sócios e adeptos. “Sempre tive uma boa relação com os Sportinguistas e agradeço-lhes todo o apoio. Sempre que vou na rua e encontro adeptos recebo sempre um carinho. Peço-lhes que continuem a apoiar e a acreditar em mim e em todos os outros atletas”.
Também Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo com o pelouro das modalidades, esteve presente na oficialização do acordo e falou num “momento de enorme felicidade para o Clube”.
“É uma grande alegria esta renovação com a Auriol. Ela hoje é muito mais do que atletismo, é uma figura ímpar da actualidade do Sporting CP. Todos a conhecem como sendo uma enorme campeã nas pistas, mas ela é uma supercampeã enquanto ser-humano. É uma pessoa admirável e maravilhosa que já ganhou tanto e continua com a humildade que demonstra diariamente, é um exemplo fantástico”, salientou o dirigente, confiante de que a atleta trará novas conquistas.
“Uma verdadeira campeã como ela procura sempre mais, pelo que cada título conquistado é o primeiro trampolim para trabalhar para o próximo. Os grandes campeões são assim”, concluiu.