Letícia Oro reforça Sporting CP
12 Jan, 2024
Saltadora em comprimento nascida no Brasil é das melhores especialistas mundiais na disciplina
É mais um reforço para o atletismo do Sporting Clube de Portugal. Letícia Oro, medalha de bronze nos Mundiais de Oregon em 2022 e campeã sul-americana de salto e comprimento, é reforço para o Clube Leonino e acredita que juntar-se ao emblema verde e branco será muito proveitoso para a carreira, através da ligação que tem com o treinador José Uva.
“Agradeço a oportunidade. Há dois meses que estou em Portugal e conheci o Sporting CP por intermédio de José Uva, que é o meu actual treinador e estou muito feliz. Já conhecia o trabalho dele e estou a treinar na equipa da Patrícia Mamona, que é hoje uma referência mundial. Admiro-a muito. Com certeza que isso é um incentivo, tanto para mim como para os outros atletas do Sporting CP. Estou muito feliz”, disse a atleta aos meios de comunicação do Clube, na sua apresentação.
Letícia Ouro tem grandes objectivos para 2024 e não os esconde: “O meu principal objectivo e do meu treinador, este ano, é Paris [sede dos Jogos Olímpicos deste ano] e subir ao pódio. Vim para isso, sair da minha zona de conforto, porque mudei de país e felizmente o meu marido veio comigo, a minha mãe também e isso já é um conforto para mim, mas é um desafio muito grande. Os objectivos principais são Paris e o Mundial Indoor, que vai ser em Março”.
Há dois meses a trabalhar em Portugal sob a orientação de José Uva, Letícia Oro não podia estar mais satisfeita com os primeiros tempos em Portugal e no Sporting CP. “Estou a adaptar-me muito bem, era algo que eu já queria. Planeei, quero manter a minha morada aqui em Portugal a longo prazo, tenho cidadania italiana e acredito que isso ajuda mais e estou a gostar”.
A atleta Leonina só pensa em grandes marcas e em continuar a elevar o nível que a tem caracterizado. “A minha principal conquista foi a medalha de bronze nos Mundiais de Oregon, nos Estados Unidos da América, em 2022 e tive outras grandes conquistas, mas a maior, por enquanto, foi essa. Sou campeã sul-americana, recordista estadual, campeã brasileira e sou bronze no Pan-Americano. Agora, o meu principal objectivo é ser medalhada olímpica, que é o objectivo de qualquer atleta de alto nível. Vim para Portugal para trabalhar, porque o atletismo é o meu trabalho, a minha vida e estou a dedicar-me a mil por cento”, prometeu.
Por fim, Letícia Oro deixou uma mensagem cheia de esperança aos Sportinguistas. "Podem esperar de mim muito trabalho, muita dedicação e muitas medalhas”.
Depois, Paulo Reis, coordenador técnico do atletismo do Sporting CP, destacou a enorme valia desportiva de Letícia Oro.
“A Letícia é uma excelente atleta, que decidiu vir viver para Portugal ainda antes de ter o interesse do Sporting CP. Ela queria ter um enquadramento técnico mais qualificado, conhecia o trabalho do professor José Uva, entrou em contacto com ele, chegou a Portugal e foi a partir daí que o Sporting CP se interessou. É uma atleta de excelente nível, com medalhas internacionais ganhas e que estará certamente em Paris nos Jogos Olímpicos. Em termos individuais, é um excelente valor. Colectivamente, se for necessário e, estando sempre limitados aos dois atletas estrangeiros por cada campeonato em que participamos, sabemos que se for necessário contar com ela para ser titular na equipa do Sporting CP, ela certamente dará boa conta de si”, sublinhou.