Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leoas' começam segunda volta a perder

Por Jornal Sporting
09 Jan, 2016

Derrota por 68-45 frente ao CAB Madeira

A equipa de basquetebol feminino do Sporting iniciou a segunda volta do Campeonato com uma derrota frente ao CAB Madeira, actual segundo classificado, por 68-45 na 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional da Liga Feminina, numa partida que marcou a estreia de Raquel Jamanca, reforço ‘leonino’ ex- AD Vagos.

O encontro apresentou duas fases distintas: a primeira parte, onde o Sporting equilibrou as operações e o resultado frente à teoricamente favorita formação madeirense, estando mesmo na frente do marcador por algumas vezes, e o segundo tempo, onde os níveis de frescura física e psicológica das ‘leoas’ caíram a pique, fruto da quantidade de lesionadas presentes no plantel, e permitiram ao CAB Madeira acelerar o rumo dos acontecimentos e confirmar o favoritismo, com um parcial de 35-17 na metade final da partida.

Os dois primeiros períodos do encontro foram bem disputados, com a liderança no marcador a saltar entre ambas as formações. As ‘leoas’ defendiam e atacavam com qualidade, tendo em Arantxa Mallou, Bineta N’doye e Telma Fernandes as principais artilheiras da equipa. A quatro minutos do intervalo, o conjunto de Ricardo Barata vencia por 26-24, mas não se mostrou capaz de conservar a vantagem e chegou ao descanso a perder por 33-28.

Se o encontro mantivesse a toada do primeiro tempo, a desvantagem ‘verde e branca’ parecia perfeitamente revertível e tudo estava em aberto. Mas tal não aconteceu. O Sporting entrou para o terceiro período a tentar dar a volta ao resultado, mas as manobras ofensivas perderam o sucesso e o processo defensivo mostrou-se ineficaz contra um CAB Madeira disposto a dissipar as dúvidas sobre quem sairia vencedor do Lumiar. No final do terceiro período, a formação madeirense levava já 16 pontos de vantagem (54-38).

Seria preciso uma prestação histórica das ‘leoas’ para darem a volta ao marcador já no quarto período, algo que não se verificou, já que, com o andar dos ponteiros do relógio, a rotação feita pelo técnico madeirense contrastava com o reduzido número de atletas disponíveis ao serviço de Ricardo Barata e o desgaste físico das jogadoras ‘verde e brancas’ era cada vez mais evidente. Nesta última fase do jogo, o Sporting conseguiu apenas sete pontos, com o CAB Madeira a facturar mais 14 e encerrar as contas do jogo em 68-45.

Arantxa Mallou, com 14 pontos, e Telma Fernades e Dora Duarte, com 10 pontos cada uma, foram as melhores marcadoras das ‘leoas’, numa derrota que deixou o Sporting na nona posição (12 jogos, quatro vitórias, 16 pontos). Na próxima jornada, dia 16 de Janeiro, a formação de Ricardo Barata defrontará o Lousada A.C.