'Leoas' sofrem derrota na Luz
24 Jan, 2016
Má entrada do Sporting CP determinou resultado final (76-67)
O Sporting CP não foi capaz de vencer o Benfica na casa do rival, em jogo a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional da Liga, fruto de uma entrada negativa no encontro (desvantagem de 23-10 no primeiro período) que acabou por ser decisiva para as contas finais. As 'leoas' recuperaram e até conseguiram ser mais eficazes no último período do encontro, mas já não foram a tempo de dar a volta ao marcador, saindo derrotadas da Luz por 76-67.
Na entrada para o ‘derby’, as ‘leoas’ revelaram algum nervosismo, que foi fatal para o mau arranque das comandadas de Ricardo Barata. Não só evidenciaram maciez nos processos defensivos, como também não foram capazes de pontuar até ao minuto quatro – quando as ‘encarnadas’ já levavam nove pontos. Esse ponto, conquistado por Dora Duarte na cobrança de um lançamento livre, permaneceu como o único ‘leonino’ até aos sete minutos, quando entrou Inês Faustino, que revolucionou a prestação das ‘verde e brancas’. A capitã, que regressou às quadras na semana passada, frente ao Lousada, depois de um longo período fora por lesão, marcou um triplo logo nos seus primeiros instantes e organizou o jogo do Sporting CP, que chegou ao fim do parcial inicial a perder por 23-10.
No segundo período, as ‘leoas’ subiram de rendimento e começaram a correr atrás do prejuízo, alcançando a desvantagem mais curta (seis pontos) à passagem do sétimo minuto (30-24), num duplo lançamento de Inês Faustino. As ‘encarnadas’ acabaram, ainda assim, por terminar o período com a vantagem mínima (parcial de 17-16), para a qual muito contribuíram os seis lançamentos triplos que o Benfica marcou na primeira parte, que terminou nos 40-26.
O terceiro parcial começou muito renhido, com ambas as equipas a pontuarem alternadamente, até que um lançamento duplo de Bineta N’Doye voltou a colocar as ‘leoas’ com uma desvantagem de nove pontos, a menor verificada neste período (50-41), mas Faidra Skiadopoulou, uma das melhores marcadoras do lado das ‘encarnadas’, marcou seis pontos quase de uma assentada, coincidindo com uma altura em que as ‘leoas’ ficaram sem pontuar durante três minutos. Ainda assim, o parcial que se verificou no fim do terceiro período, 18-17 (58-43 acumulados), demonstrava a recuperação do Sporting CP, que abria o apetite para o período decisivo.
No último parcial, o Benfica cometeu várias falhas a nível ofensivo e revelou algumas dificuldades em encestar – basta recordar que as 'encarnadas' estiveram seis minutos sem conseguir pontuar – e o Sporting CP foi aproveitando como pôde para encurtar a vantagem, que voltou a estar nos nove pontos quando Dora Duarte fez um triplo (9’). O Sporting CP subiu as linhas defensivas e aumentou a agressividade sobre a bola, mas a má entrada no jogo fez com que estivesse sempre a correr atrás do prejuízo. Apesar de no último período ter vencido por um parcial de 18-24, o Clube de Alvalade não se livrou da derrota (76-67).
Bineta N’Doye (28 pontos e 17 ressaltos) foi a melhor marcadora do encontro, que determinou a permanência do Sporting CP na sétima posição, com 19 pontos (cinco vitórias e nove derrotas).