Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Treino de motivação por um campeão mundial

Por Jornal Sporting
22 Jan, 2018

Equipa de sub-16 de basquetebol prepara a final four do campeonato distrital e recebeu o mestre Fernando Fernandes para uma sessão de trabalhos diferente

O mestre e campeão do Mundo Fernando Fernandes foi mais do que uma inspiração no treino desta noite de segunda-feira da equipa de sub-16 de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. O coordenador técnico do kickboxing orientou a primeira sessão de trabalhos da semana dos leões, que preparam a final four do campeonato distrital de Lisboa – organizado pelo Clube de de Alvalade este fim-de-semana no pavilhão da escola secundária do Lumiar.

A nova casa do basquetebol leonino, na Mesquita de Lisboa, recebeu o campeão do Mundo para um treino... sem bolas ao cesto. "Vim oferecer alegria para vencerem", começou por dizer Fernando Fernandes. "O objectivo foi mesmo esse porque o entusiasmo e a alegria é a base da vitória. Foi o que lhes tentei transmitir e não apenas através dos exercícios físicos mas também pelo que lhes fica no subconsciente. As vitórias conquistam-se antes mesmos dos jogos começarem, designadamente com a entrada em campo, em rinque, na quadra, independentemente da modalidade, com a predisposição para vencer. O trabalho mental permanente, o acreditar que se vai ganhar é o que se tem de incutir em todos os jogadores e atletas".

Não foi, de facto, apenas com exercícios físicos que Fernando Fernandes tornou o primeiro treino de preparação para a tão aguardada fase final e da qual sairá o campeão de Lisboa – medindo forças logo com o Benfica no primeiro encontro, sexta-feira (26/1), pelas 22h15, seguindo-se Núcleo de Basquetebol de Queluz (NBQ) e com o Clube de Basquetebol de Queluz (CBQ). Foi, também, com discurso motivador e gritos de afirmação do objectivo final: ser campeão.

O treinador dos sub-16, João Lima, também esteve numa condição diferente, assistindo ao trabalho desenvolvido por Fernando Fernandes. "Queríamos fazer algo diferente para reforçar o espírito de grupo, extra-basquetebol, conciliando com outras modalidades e achámos que o kickboxing era o ideal nesta fase da época. Já lhes tínhamos dito no domingo, a seguir ao nosso último jogo, o que seria mais ou menos o treino de hoje, deixando em aberto alguma surpresa também. Ficaram em êxtase por poder fazer algo diferente e estar com um campeão do Mundo. Como vem de uma modalidade diferente, mais individual, também era isso que procurávamos, um espírito mais aguerrido. Como está a decorrer a preparação? Temos este treino e mais dois até à final e não precisamos muito mais porque já temos preparados todos os conceitos para as finais".

Presente no treino esteve também António Feu, director da secção de basquetebol do Sporting CP. "Fernando Fernandes é um campeão do Mundo e um Sportinguista que toda a gente conhece e, portanto, veio aqui dar-lhes um treino de preparação física adaptada ao basquetebol, como um complemento já que esta equipa está bem preparada nesse capítulo. Basta lembrar que, mesmo sendo sub-16, temos aqui cinco jogadores com mais de 1,90 metros. Já para não falar na parte técnica e táctica".

No final da sessão, aparentemente não muito fatigados pelas cargas impostas pelo mestre de kickboxing, os jogadores disseram de sua justiça. Primeiro, Rafael Nunes: "Foi uma excelente visita. Uma forma de ficarmos mais motivados. Somos do Sporting Clube de Portugal e quando vestimos esta camisola temos de saber o que estamos a fazer e representar o Clube da malehor maneira". Miguel Sá: "Gostei muito. Foi um treino diferente e houve exercícios que nunca tínhamos feito antes. Gostamos de estar envolvidos não apenas no basquetebol e foi mais uma motivação extra". Frederico Machado: "É bom termos recebido esta visita de um campeão porque é precisamente para isso que trabalhamos todos os dias. As palavras dele foram muito importantes para nós, para além de ter puxado pelo nosso físico, o que também é bom. Se puxou demasiado? Nunca é demasiado", rematou entre sorrisos.