Fibra de Leão vale vitória decisiva na Polónia
02 Nov, 2022
Sporting CP continua na luta pela passagem à segunda ronda (73-85)
A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quarta-feira, os polacos do Anwil Włocławek por 73-85 no jogo da quarta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup. Com um duplo-duplo (23 pontos, dez ressaltos e cinco assistências), DJ Fenner marcou o ritmo verde e branco no encontro.
Assente, principalmente, numa robusta exibição no plano defensivo, os Leões conseguiram impor-se desde cedo no marcador e de forma rigorosa e eficaz nunca cederam na liderança do marcador, mantendo o forte conjunto polaco sempre à distância.
Desta forma, o Sporting CP atingiu os seis pontos – os mesmo que o Anwil Włocławek no segundo lugar - e regressou às vitórias na Europa num momento determinante para manter em aberto as suas aspirações na prova, depois de já ter jogado consecutivamente na Hungria, na Finlândia e na Polónia. Faltam dois jogos aos Leões, ambos no Pavilhão João Rocha.
Com Travante Williams, Ricardo Monteiro, António Monteiro, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr no cinco inicial, a turma de Alvalade inaugurou o marcador logo com um triplo convertido e, mais tarde, com outro reestabeleceria o empate (9-9) nuns minutos iniciais muito repartidos.
Suportado numa defesa agressiva, o Sporting CP refez-se, a seguir, com a liderança no marcador graças a lançamentos exteriores de DJ Fenner – em destaque também defensivamente - e LoVett Jr (14-19). Entrada muito positiva dos Leões, o que se reflectia no 16-21 decorridos os primeiros dez minutos.
Contrariamente ao que tinha acontecido na primeira volta, no Pavilhão João Rocha, o emblema polaco não estava a conseguir converter os seus lançamentos – principalmente os triplos (17% de acerto ao intervalo) – e os Leões respondiam com muita luta e melhor eficácia, chegando aos doze pontos de vantagem (23-35). Defensivamente, Ricardo Monteiro impôs-se na luta sob os cestos e no ataque DJ Fenner - 16 pontos ao intervalo - mostrou-se imparável neste segundo quarto, encestando desde qualquer zona do campo.
Confortáveis no encontro, com muita partilha de bola e rigor sem ela, os comandados de Pedro Nuno Monteiro não cederam e concluíram da melhor forma uma primeira parte de grande nível para responder ao exigente desafio em mãos (35-47).
Para o reatamento, o Sporting CP não baixou o ritmo, sobretudo, à boleia da energia de Armwood – omnipresente nos ressaltos e bloqueios - numa fase mais faltosa (44-56). Ainda assim, a equipa verde e branca foi mantendo blindado o seu cesto e, enquanto secava a reacção do Anwil Włocławek, afirmou-se no controlo do jogo, alargando a diferença no marcador até aos 23 pontos (46-69).
Nos últimos instantes do terceiro quarto, acumularam-se os erros, as paragens e os turnovers de parte a parte e 53-70 foi o resultado que seguiu para os derradeiros dez minutos, onde a formação polaca entrou melhor e relançou a discussão (60-70).
Quando mais se precisava, Travante, com uma penetração, e LoVett Jr, com um triplo, apareceram e voltaram a esticar a vantagem Leonina até aos 60-75 a meio do último período. Com o fim a aproximar-se, a qualidade do jogo baixou e, embora o acerto exterior do Anwil Włocławek tenha reaparecido a um minuto do fim, o triunfo verde e branco já não fugiria, com Lovett Jr a marcar em cima da buzina o 73-85 final.
Com tudo em aberto no grupo G da FIBA Europe Cup, agora, segue-se, finalmente, o regresso ao Pavilhão João Rocha - após cinco jogos seguidos fora de casa - para enfrentar, este sábado, o SC Lusitânia para a Liga.
Sporting CP: Travante Williams (11), Ricardo Monteiro (5), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura [C] (4), António Monteiro (4), João Fernandes, DJ Fenner (23), João Troni, Isaiah Armwood (8), Ivica Radic (8) e Marcus LoVett Jr (19).