Leões infelizes em jogo de alta intensidade
18 Nov, 2023
Basquetebol sofre primeira derrota interna frente à UD Oliveirense (90-85)
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal sofreu este sábado a primeiro derrota da temporada a nível nacional, em casa da UD Oliveirense (90-85), na sétima jornada da fase regular. Apesar deste resultado, os Leões mantêm a liderança isolada da tabela com 13 pontos, mais dois que a turma de Oliveira de Azeméis, que é segunda classificada com menos um jogo.
Tal como se previa, o encontro diante da UD Oliveirense, que chegou aqui com um registo de seis vitórias em sete jogos, duas delas sobre o SL Benfica, foi sempre muito disputado. Num belo espectáculo de basquetebol, com as duas equipas a darem tudo em campo, o Sporting CP até entrou melhor (21-25), mas viu o adversário responder nos períodos seguintes (29-23 e 16-13) e chegar aos últimos dez minutos na frente, mantendo a vantagem até à última buzina (24-24).
A partida arrancou pautada pelo equilíbrio, com ambos os cojuntos a adoptarem uma defesa alta e agressiva, alternando constantemente na liderança do placard com uma diferença máxima de três pontos. A menos de três minutos do fim do primeiro quarto, o Sporting CP, sempre forte nas transições rápidas, descolou pela primeira vez muito graças à eficácia de lançamento de Eddie Ekiyor (8 pontos) e Marcus LoVett Jr (8) (16-22), que lideraram a equipa até ao 21-25.
No segundo período, a turma da casa arrancou melhor e passou para a frente (30-27), sendo que a partir daí assistiu-se a um duelo intenso e de muita luta, sempre disputado em alta rotação. Marcus LoVett Jr destacou-se pelo seu tiro exterior, num belo espectáculo com muitos pontos dos dois lados e os ataques a sobreporem-se às defesas. A liderança foi alternando de forma sistemática, até que os oliveirenses chegaram ao intervalo com uma vantagem de dois (50-48).
No regresso dos balneários, a tendência inverteu-se com os lançamentos a não entrarem e a eficácia a diminuir substancialmente para as duas equipas nos cinco minutos iniciais, que trouxe um parcial de apenas 4-6 (54-54). Mais forte na luta das tabelas, a UD Oliveirense aproveitou as dificuldades Leoninas no jogo interior e a baixa produtividade nos lances livres para chegar a uma liderança de oito (66-58), que seria reduzida para cinco (66-61) no fim do terceiro quarto.
À entrada para o último período, mais uma vez foi a equipa de Oliveira de Azeméis a entrar mais afirmativa e a aumentar para 75-67, aproveitando as precipitações do Sporting CP a lançar, muitas vezes sem encontrar a melhor opção. Pedro Nuno Monteiro pediu então o timeout para fazer alguns acertos e, apesar de o Sporting CP ter conseguido uma boa recuperação para 79-77, a UD Oliveirense nunca se deixou ultrapassar e manteve-se na dianteira, vencendo por 90-85.
Ron Curry atingiu o duplo-duplo e foi o MVP da partida (12 pontos, dez ressaltos e seis assistências), sendo que Marcus LoVett Jr (26 pontos) e Eddie Ekiyor (23) foram os melhores pontuadores Leoninos.
Os Leões, que sofreram assim a primeira derrota nas competições internas ao fim de nove jogos realizados, vão agora virar atenções novamente para a FIBA Europe Cup, tendo agendada para quarta-feira, dia 22, a recepção aos búlgaros do BC Balkan. Já o regresso à Liga fica reservado para sábado, dia 25, novamente no Pavilhão João Rocha, que receberá o dérbi com o SL Benfica.
Sporting CP: Mike Moore (10), Eddie Ekiyor (23), Marko Loncovic, Ron Curry (12) e Marcus LoVett Jr (26); Litos Cardoso (1), Diogo Ventura [C] (5), Salvador Gomes, Diogo Araújo (4), André Cruz (4), Tyere Marshall, Ken Horton e Denilson Tavares.