Foto João Pedro Morais
Nuno Manarte: "A forma como começámos foi determinante"
Por Sporting CP
23 Nov, 2023
23 Nov, 2023
Técnico satisfeito com a exibição e a passagem à próxima fase da FIBA Europe Cup
No rescaldo do triunfo frente ao BC Balkan Botevgrad (90-72), que deu a passagem à próxima fase da FIBA Europe Cup na sexta e última jornada do grupo A, o treinador-adjunto Leonino Nuno Manarte mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, destacando o excelente arranque que permitiu que os Leões fossem para o intervalo com uma vantagem larga de 21 pontos (47-26).
“A forma como começámos foi determinante. A equipa reagiu bem à derrota do fim-de-semana frente à UD Oliveirense, entrou com intensidade e começámos a ganhar o jogo aí. A primeira parte foi bastante boa do ponto de vista defensivo, o BC Balkan Botevgrad só fez 26 pontos e isso deu-nos algum conforto na hora de atacar”, começou por dizer aos jornalistas após o encontro.
“A segunda parte já não foi tão boa, fomos condicionados pelas alternâncias defensivas. A equipa parou um pouco, o adversário forçou alguns turnovers e conseguiu alguns contra-ataques, mas rapidamente voltámos a agarrar novamente o jogo e controlámos até ao fim”, frisou o técnico, antes de acrescentar: “Este grupo gosta de ganhar, é muito competitivo e provou isso mesmo”.
Nuno Manarte abordou depois as expectativas para a segunda fase desta competição. “A equipa é ambiciosa e queremos continuar a seguir em frente, mas ainda não sabemos as equipas que nos calharam. Vamos passo a passo, hoje carimbámos bem a passagem e tenho ideia que a equipa vai continuar a crescer aos poucos pois já recuperámos todos os jogadores”, sublinhou.
Também André Cruz, jogador Leonino que esteve em bom plano na partida, realçou a “intensidade muito alta” com que o Sporting CP entrou em campo.
“Eles só marcaram 26 pontos na primeira parte, o que é incrível, senti que ganhámos o jogo na primeira parte. Na segunda foi mais gerir o resultado, apesar de eles terem feito um parcial forte no terceiro período”, considerou, antes de apontar a voos ainda mais altos nesta prova europeia.
“Agora queremos ir o mais longe que conseguirmos. Infelizmente ficámos com alguma pressão porque perdemos os últimos dois jogos europeus e tínhamos de ganhar hoje por uma certa diferença, que não sabíamos qual seria porque estavam vários jogos a decorrer. Mas cumprimos o objectivo, ganhámos por uma diferença maior do que tínhamos perdido na Bulgária”, frisou.