Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Estreia a vencer na Taça de Portugal

Por Sporting CP
09 Dez, 2023

Leões do basquetebol superam AD Ovarense rumo aos ‘quartos’ (79-91)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, a AD Ovarense por 79-91 no jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Numa Arena de Ovar, onde esta época só o Sporting CP tinha conseguido sair vencedor, os Leões de Pedro Nuno Monteiro repetiram o feito com mérito e deram uma excelente resposta após uma exigente viagem – e vitória – na Lituânia. Com uma exibição segura e, por vezes, dominadora (27-32, 12-19, 18-24, 22-16), a turma de Alvalade somou o quinto triunfo seguido e entrou em cena da melhor maneira nesta edição da Taça. Marcus LoVett Jr brilhou com 26 pontos marcados.

Para iniciar o encontro, Pedro Nuno Monteiro apostou em Ron Curry, Diogo Ventura, Eddie Ekiyor, Mike Moore e Tyere Marshall e foram uns primeiros minutos de muito equilíbrio e constante parada e resposta no marcador (15-15). Depois, a AD Ovarense até aproveitou alguns lances livres para chegar a uma diferença de cinco pontos, mas que prontamente foram anulados por três triplos consecutivos do inevitável Marcus LoVett Jr (20-24) – acabou o primeiro período com cinco convertidos e 17 pontos no total.

Após dez minutos iniciais de muito acerto ofensivo, sobretudo, em lançamentos exteriores, 27-32 a favor dos Leões era o resultado, mas revelava-se muito difícil desfazer o ‘nó’ entre as duas equipas.

A seguir, no entanto, LoVett Jr começou o segundo período da mesma forma que acabou o anterior, com um triplo (com direito a lance livre), e Diogo Araújo roubou a bola e concluiu o contra-ataque para ‘cavar’ rapidamente uma vantagem de 11 pontos (27-38) - AD Ovarense esteve mais de dois minutos sem marcar.

Num segundo período mais acidentado, marcado por várias paragens para secar o campo - muita humidade na Arena de Ovar -, foi sempre o Sporting CP a saber interpretar melhor o jogo, contando com muita inspiração desde o exterior.

Um triplo de Diogo Araújo seguido de um afundanço exclamativo de Mike Moore colocaram a diferença no marcador em 12 pontos (35-47), margem que acabaria por fixar-se ao intervalo, graças a uma acção de Ron Curry - a reinar nos ressaltos (quatro) – já sob a buzina (39-51).

Seguiu-se um terceiro período pontuado por ‘bombas’ de três pontos a caírem em ambos os cestos (47-61) e apesar de uma reacção esboçada pelo conjunto de Ovar para reentrar na discussão (52-61), a turma de Alvalade não cedeu na liderança – sempre impondo uma margem fixada nos dois dígitos.

Um triplo de Ventura serviu de tónico para diluir a resposta local e, depois, Marshall culminou o excelente momento ofensivo e defensivo dos Leões com um cesto que desenhou uma diferença clara de 20 pontos no marcador (55-75).

Conseguido o mais difícil, foi com a vitória na mão que o Sporting CP entrou nos derradeiros dez minutos, mas a AD Ovarense, no seu tudo por tudo, aproveitou uma má entrada Leonina e, em cerca de quatro minutos, reduziu a desvantagem de 20 para dez pontos.

Já na resposta verde e branca, um inspirado Mike Moore encestou, primeiro, com um pé na linha de três pontos para colocar um ponto final na ‘seca’ Leonina e, a seguir, apontou mesmo um triplo importante para marcar as distâncias (70-84). E não mais a AD Ovarense ameaçou o triunfo verde e branco, cujas contas finais se fixaram em 79-91.

Passo seguro e em frente em mais uma competição esta época - a quarta - para os Leões de Pedro Nuno Monteiro, que agora viram atenções para o regresso à FIBA Europe Cup, com a recepção aos turcos do Bahçeşehir KSK.

Sporting CP: Mike Moore (7), Eddie Ekiyor (20), Litos Cardoso, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (12), Ron Curry (10), Salvador Gomes, Diogo Araújo (8), André Cruz (4), Tyere Marshall (4), Marcus LoVett Jr (26).