Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Reviravolta com categoria a dez segundos do fim

Por Sporting CP
09 Dez, 2023

Triunfo sobre o SC Tomar após duas reviravoltas (6-5)

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o SC Tomar por 6-5 na 11.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional, num jogo impróprio para cardíacos e decidido a dez segundos para o final, graças a um remate sensacional de Gonzalo Romero, de meia distância, que levou o público Leonino ao delírio.

Foi um jogo com várias alternâncias no marcador e que obrigou o Sporting CP a ter de ir ao limite do acreditar até ao fim e da raça de Leão para dar a volta a uma situação bem difícil no marcador, porque à entrada para os últimos três minutos de jogo, a equipa de Alejandro Domínguez estava em desvantagem por 4-5 e a formação ‘nabantina’ ainda teve um livre directo defendido por Ângelo Girão para evitar novo golo dos visitantes. 

Na primeira parte, com cerca de dois minutos de jogo, Franco Ferrucio inaugurou o marcador, com um remate forte e colocado. O Sporting CP procurou reagir e teve uma bola no poste. Com 16 minutos e 57 segundos para jogar, Alexandre Marques, à boca da baliza, aproveitou um toque involuntário do árbitro para fazer o 0-2 no marcador.

Num jogo táctico e sem muitas oportunidades nos minutos iniciais, a equipa do Sporting CP tentava arranjar espaços na bem organizada defesa do SC Tomar e com nove minutos e meio para jogar, Alessandro Verona depois de um excelente lance individual e um remate sem hipóteses, reduziu para 1-2.

Com pouco mais de seis minutos para o intervalo, houve um golo invalidado a João Souto, alegadamente por o stick ter contactado a bola acima da altura permitida. Assim, ao intervalo, o Sporting CP perdia por 1-2 frente ao SC Tomar, num jogo em que nos primeiros 25 minutos houve algumas precipitações no passe da equipa de Alejandro Domínguez e boas defesas de António Marante impediram mais golos da equipa Leonina, pese embora o SC Tomar também tivesse disposto de oportunidades, sobretudo em transição, com contra-ataques rápidos e defesas importantes de Ângelo Girão.

No intervalo do jogo, os hoquistas que contribuíram para títulos nacionais e internacionais do Sporting CP foram homenageados, numa cerimónia em que foram descerrados os pendões relativos às muitas conquistas do Clube nesta modalidade histórica, numa ‘Homenagem à nossa História’. 27 dos artífices destes títulos estiveram presentes.

Já no segundo tempo e com 18 minutos e 19 segundos para jogar, o Sporting CP estabeleceu a igualdade, numa perfeita jogada individual e quase a seguir, em novo brilhante lance individual, Alessandro Verona colocou a bola para um desvio vitorioso de João Souto, culminando na reviravolta para 3-2. Foi uma excelente entrada em pista da equipa Leonina, que com 16 minutos e quatro segundos para o final teve um livre directo pela 10.ª falta da equipa do SC Tomar. Chamado a marcar, João Souto executou na perfeição e fez o 4-2.

O resultado só não foi aumentado, porque após bom contra-ataque, Alessandro Verona atirou ao poste, num remate de muito bom estilo - execução em que foi ‘imitado’ por Facundo Bridge, em novo remate ao poste. O mesmo destino não teve um desvio de Gonçalo Neto à boca da baliza, para o 4-3 do SC Tomar, com pouco mais de dez minutos para jogar.

O jogo ficava novamente na incerteza de um golo de diferença, com o Sporting CP a ter outro remate aos ferros - o terceiro no segundo tempo -, com Gonçalo Neto a estabelecer o empate. Numa fase em que a equipa Sportinguista acusou nervosismo, o SC Tomar passou para a frente, com 4-5, novamente de Gonçalo Neto, que stickou e viu a bola ainda desviar em Matías Platero.

Uma defesa de Ângelo Girão a livre directo de Ferrucio evitou novo golo do SC Tomar e em lance igual, mas a favor do Sporting CP, após derrube a Gonzalo Romero, João Souto empatou a cinco, de livre directo, novamente exemplar, para o 5-5.

Faltavam cerca de três minutos para o jogo terminar, com o Sporting CP a tentar de tudo para mais um golo e para a vitória. Marante defendeu muitos remates, até que a dez segundos do final, num remate ‘à Romero’, o defesa/médio argentino assegurou a vitória à equipa Leonina com uma execução perfeita. O Pavilhão João Rocha entrou em delírio, no momento que coincidiu praticamente com a última jogada do jogo e que mantém o Sporting CP na liderança da classificação.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Rafael Bessa, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Zé Diogo [GR]