Desaire ao cair do pano no regresso à Liga
02 Mar, 2024
Basquetebol deixa fugir vitória no último segundo frente ao CD Póvoa (78-79)
No regresso às emoções da Liga, depois de uma pausa para os compromissos das selecções, a equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e perdeu com o CD Póvoa por 78-79, este sábado, em duelo da 16.ª jornada da fase regular.
Sem Ron Curry, que esteve ausente por problemas físicos, os Leões - que tinham vencido por por 80-104 na primeira volta – chegaram ao intervalo com uma vantagem de dez pontos (41-32), a maior da partida até aí. No entanto, na segunda parte, o CD Póvoa deu excelente réplica, chegou a liderar o marcador e, já mesmo em cima da última buzina, conseguiu garantir a vitória com um triplo, num autêntico balde de água fria para o Sporting CP.
O jogo não arrancou de feição para os Leões, que entraram algo desconcentrados e viram-se em desvantagem por 5-11. O técnico Pedro Nuno Monteiro pediu então timeout para finar a estratégia e, apesar de logo a seguir Diogo Araújo ter respondido com o segundo triplo da conta pessoal, a verdade é que a equipa da Póvoa de Varzim - sétima classificada - continuou a aproveitar os turnovers e erros não forçados do ataque verde e branco: 8-15.
Ainda assim, depois veio a resposta Leonina, com a turma de Alvalade a mostrar-se mais agressiva a defender, dificultando a tarefa ao conjunto adversário, e a afinar a pontaria no ataque. A entrada do poste Temidayo Yussuf foi decisiva nos dois lados do campo, ele que fez quatro pontos e cinco ressaltos até ao fim do primeiro quarto e contribuiu para a reviravolta do Sporting CP, que culminaria num 22-17 ao fim dos primeiros dez minutos.
No segundo quarto, o equilíbrio foi palavra de ordem, com os Leões a manterem a distância e a formação visitante sempre a morder os calcanhares em busca de se aproximar. Apesar de o CD Póvoa até ter conseguido passar para a frente uma vez (31-32), aproveitando um período de seca do ataque verde e branco, logo na posse de bola seguinte o Sporting CP voltou a liderar e alcançou um parcial de 10-0 até ao intervalo, descendo aos balneários com um 41-32, a maior diferença em todo o duelo, que deixava ainda assim tudo em aberto.
No reatamento, apesar da vantagem Leonina, o encontro continuou a ser discutido taco a taco. O Sporting CP subiu a defesa, passando a pressionar no campo inteiro, e aproveitou a inspiração de Mike Moore, que voltou do descanso de mão quente. Mesmo assim, o CD Póvoa fez um parcial de 0-10, encurtou para a desvantagem mínima (50-49) e conseguiu depois passar para a dianteira (52-53), No entanto, tal como no segundo período, os Leões voltaram a responder de imediato, terminando o terceiro quarto a vencer por um: 57-56.
À entrada para os dez minutos finais, estava tudo ainda por decidir. Numa recta final bastante disputada e com vários triplos, o resultado foi alternando entre o empate e vantagens curtas para os forasteiros, que contaram com Onno Steger de mira calibrada a lançar de fora (29 pontos).
A um minuto da última buzina, e depois de alguns minutos atrás, o Sporting CP voltou a liderar (76-75), muito graças a Marcus LoVett Jr, que assumiu a iniciativa ao atacar o cesto em diversas ocasiões. Logo no ataque seguinte, o CD Póvoa cometeu um turnover, mas depois os Leões também o fizeram e o adversário fez o empate (76-76) a dez segundos do fim. Com o jogo prestes a terminar, Marcus LoVett Jr assinou o cesto que parecia dar a vitória aos verdes e brancos. No entanto, com dois segundos para explorar no último ataque da partida, Clyde Trapp Jr arriscou um triplo em cima da buzina e teve sucesso, dando o triunfo à sua equipa por 78-79.
Nota para Temidayo Yussuf, poste que foi o melhor lado do Sporting CP e atingiu o duplo-duplo, com 14 pontos e 13 ressaltos.
Os Leões voltam a entrar em acção dentro de uma semana, no próximo sábado, dia 9 de Março, tendo pela frente o Portimonense SC em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga.
Sporting CP: Diogo Araújo (8), Mike Moore (9), Eddie Ekiyor (13), Marcus LoVett Jr (14) e Marvin Clark Jr (10); Temidayo Yussuf (14), Litos Cardoso (7), Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (3), Salvador Gomes, André Cruz e Denilson Tavares.