Leoas apresentam-se com vitória no Troféu Stromp
14 Set, 2024
Exibição vistosa perante GDR André Resende (77-56)
A equipa principal feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, este sábado à tarde, com um triunfo por 77-56 frente ao GDR André Resende no Troféu Stromp.
Recém-ascendidas ao segundo escalão da modalidade (a I Divisão) após terem vencido a II Divisão, as Leoas do basquetebol disputaram o troféu pela primeira vez e passaram com distinção no teste frente a um conjunto de Évora que vão reencontrar no campeonato.
Antes da bola ao ar, as basquetebolistas do Sporting CP apresentaram-se em campo, uma a uma, rodeadas pelas várias equipas femininas da formação verde e branca e a capitã Ana Sofia Rua, com o título conquistado na época passada nas mãos, foi a última a entrar - tanto a capitã como o treinador dedicaram algumas palavras à bancada, agradeceram a presença dos adeptos e prometeram muito trabalho para a nova época.
E para 2024/2025, às dez jogadoras que transitam da época passada, lideradas pela capitã Ana Sofia Rua, juntam-se cinco reforços: Carolina Duarte, Luana Serranho, Emília Ferreira, Hannay Pratt e Sienna Durr.
Com Catarina Martins, Hannay Pratt, Luana Serranho, Cláudia Almeida e Filipa Cruz no cinco inicial, o conjunto de João Pedro Vieira começou por cima e impôs-se sob um ritmo alto na partida, de constantes ataques e contra-ataques (17-10). No fim dos primeiros dez minutos, contudo, a equipa alentejana reduziu para 22-18.
Já no segundo período, as Leoas voltaram a arrancar e força e dispararam como nunca, até então, no marcador, ‘cavando’ uma margem de 14 pontos (35-21), fixada com uma penetração bem-sucedida de Cláudia Almeida. Depois, defensivamente, a solidez verde e branca fez a diferença e reflectiu-se no 39-26 estabelecido ao intervalo.
Sem tirar o pé do acelerador em campo, o Sporting CP também não abrandou no comando do marcador e, para isso, contou no reatamento com uma vistosa e eficaz Hannay Pratt (17 pontos no jogo), que com uma série de cestos consecutivos – triplo incluído – catapultou a vantagem até aos 49-26. A seguir, o GDR André Resende tentou esboçar uma reacção (51-35), mas insuficiente para incomodar a liderança Leonina, que acabaria por ser irrecuperável.
Para os derradeiros dez minutos, as Leoas levaram uma vantagem confortável de 21 pontos (58-37), que souberam gerir sem sobressaltos até ao fim. Neste período começou por sobressair a agilidade da reforço Luana Serranho, acumulando roubos, incursões na área pintada e cestos com grandes execuções (73-51) - acabou com 19 pontos marcados. A segura vitória verde e branca, que nunca esteve em causa, fechou-se em 77-56.
Em pleno Pavilhão João Rocha, a equipa orientada por João Pedro Vieira deixou um excelente cartão de apresentação aos Sportinguistas, culminando-o com o Troféu Stromp nas mãos.
Agora, a cerca de um mês de iniciar a caminhada no campeonato, com uma recepção à ACD Ferragudo a 13 de Outubro, as Leoas de João Pedro Vieira vão continuar a dar passos em frente na preparação e a afinar a equipa nesta fase de pré-época.
Sporting CP: Ana Sofia Rua [C], Carolina Duarte (9), Catarina Martins (5), Cláudia Almeida (4), Emília Ferreira, Filipa Cruz (10), Hannay Pratt (17), Lara Varela, Luana Serranho (19), Madalena Costa, Maria Oliveira, Maria Cruz (7), Maria Amaro, Mariana Barros, Mariana Pires, Rita Chainho (2), Sienna Durr (4)