Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP na fase de grupos da FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
27 Set, 2024

Triunfo na 2.ª mão da qualificação frente ao Spirou Charleroi por 79-72

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting CP apurou-se esta sexta-feira para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, após trunfo no jogo da 2.ª mão da eliminatória, diante do Spirou Charleroi, por 79-72, no Pavilhão João Rocha - tinha havido empate a 69 pontos no jogo de terça-feira, na Bélgica.

O jogo começou com os primeiros pontos num afundanço de Jeremiah Bailey para o Sporting CP, com resposta da equipa belga e bandeja para empate a dois. Depois Kenneth Funderbuurk Jr fez dois pontos para o Sporting CP, mas um triplo deu a primeira vantagem ao Spirou Charleroi.

Já depois dos cinco primeiros minutos do quarto inicial, o equilíbrio era a tónica, com vantagem da equipa belga por 9-10.

A igualdade a 15 pontos com pouco mais de dois minutos para jogar no primeiro quarto confirmava essa tendência de equilíbrio e sem que os lançamentos entrassem com uma eficácia assinalável, o quarto terminou com vantagem do Sporting CP por 23-18, após muito boa ponta final dos comandados de Luís Magalhães, com uma boa entrada para o cesto nos minutos finais de Kenneth Funderburk Jr.

No segundo quarto, o Sporting CP não conseguiu marcar nos dois primeiros minutos, até Arnette Hallman encontrar o caminho para o cesto numa ‘bandeja’.

Sem encontrar a eficácia no tiro exterior, a equipa Leonina assentava a vantagem numa boa defesa e em penetrações para o cesto. Quando o Spirou Charleroi fez um triplo que deu a igualdade a 27 pontos, com cerca de cinco minutos para o intervalo, voltou o cenário de um jogo muito próximo no marcador, até Reggie Johnson (boa exibição do base Leonino) conseguir um excelente triplo para o 33-27, a anteceder um time-out pedido pelo treinador da equipa belga.

Os minutos seguintes foram de algum desacerto dos dois lados do campo, com vários turn-overs, ou seja, perdas de bola se lançamento de ambas as equipas, até aparecer a frieza de Reggie Johnson, uma das unidades de maior discernimento na equipa Leonina e acerto nos lançamentos de média distância.

 Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 37-33.

A equipa belga tentou nova reacção, contudo já a mais de metade do terceiro quarto, o Sporting CP conseguiu uma vantagem de 11 pontos (55-44), com Jeremiah Bailey e Reggie Johnson em evidência na concretização de pontos e uma defesa de excelente nível a limitar muito os ataques e lançamentos da equipa belga.

Mas dois triplos consecutivos da equipa visitante aproximaram-na do Sporting CP a um 58-53, com um minuto e 11 segundos para o final dos terceiros 10 minutos da partida.

Até à buzina de final dos terceiros 10 minutos só deu Sporting CP, sobretudo num triplo mesmo no último segundo de Kenneth Funderburk para o 64-54. Um lançamento perfeito e providencial do base Leonino, que teve bons momentos no jogo europeu desta sexta-feira.

No último quarto, uma entrada muito positiva da equipa de Luís Magalhães levou a um parcial logo de 4-0 e uma vantagem no marcador de 68-54, com 8’07 minutos para jogar.

A partilha de bola e exploração do jogo interior denotavam que o Sporting CP estava cada vez mais senhor do jogo, com Nick Ward a dominar próximo da tabela, para vantagens que, no entanto, baixaram dos dez pontos (74-66) com pouco mais de dois minutos e meio para jogar.

Em boa hora apareceu novamente a mão certeira de Reggie Johnson para um bom lançamento que aproximou em definitivo a equipa Leonina do triunfo europeu.

Com 1’35 para jogar, o Sporting CP pediu um time-out, pois o Spirou Charleroi estava a perder por 76-69, mas a boa defesa Leonina (excelente nos instantes finais a acção de Ludgy Debaut) garantiu o importante triunfo da formação de Luís Magalhães, com o resultado final de 79-72.   

Sporting CP: Kenneth Funderburk Jr (18), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (3), Jeremiah Bailey (17), Diogo Ventura [C] (3), Uwais Razaque, André Cruz, Arnette Hallman (2), Isaiah Armwood (5), Nicholas Ward (15), Reggie Johnson (16), Sérgio Silva.