Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões de muita luta mereciam outro desfecho

Por Sporting CP
27 Set, 2024

​Equipa B tentou de todas as formas levar a vitória contra a SU 1.º Dezembro (1-1)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com a SU 1.º Dezembro, esta sexta-feira, em encontro da sétima jornada da Série B da Liga 3.

Vindos de duas vitórias consecutivas, frente a A. Académica de Coimbra e SC Caldas, os Leões – equipa mais jovem da Liga 3 com uma média de 18,68 anos –viram o adversário adiantar-se no começo da segunda parte e andaram sempre a correr atrás do resultado. Apesar de terem chegado com justiça ao empate e de terem criado inúmeras ocasiões para marcar o golo da vitória, este não chegou.

Num arranque de partida equilibrado, mas com o ritmo já elevado, ambas as equipas mostraram iniciativa e não demorou muito até surgirem as primeiras situações de golo. Mauro Couto tirou pela primeira vez as medidas à baliza da SU 1.º Dezembro, para defesa atenta de Guilherme Oliveira, sendo que pouco depois Francisco Silva – que se estreou esta época na equipa B e foi a única novidade no onze Leonino - foi forçado a mostrar reflexos para evitar o 0-1 com uma bela defesa.

Com o passar dos minutos, os Leões assumiram a batuta, construindo sempre com muita paciência e critério perante o bloco baixo da formação de Sintra. Ainda assim, os visitantes deram boa réplica sempre que tinham bola e voltaram a ficar perto do golo por João Freitas, que apareceu de rompante a cabecear na sequência de um canto, desperdiçando uma oportunidade clara. Logo a seguir, na resposta, Manuel Mendonça também teve tudo para marcar para o Sporting CP, mas sem sucesso.

A turma de Alvalade tentava encontrar espaços na fechada e agressiva estrutura defensiva do adversário – que chegou a este jogo motivado após eliminar a UD Oliveirense, da Liga 2, na Taça de Portugal – através de um jogo apoiado, mas não estava fácil abrir brechas. Até ao intervalo, não se viram mais oportunidades de golo de nenhuma das partes, com o jogo a ser bastante dividido e a ter muitos duelos.

No regresso dos balneários, o Sporting CP sofreu um duro revés ainda antes de estar cumprido o primeiro minuto da segunda parte, com Pedro Jesus a fazer o 0-1 para a SU 1.º Dezembro. Os Leões foram então obrigados a correr atrás do prejuízo e intensificaram as investidas no ataque, que quase deram resultado pouco depois. Na mesma jogada, Manuel Mendonça ficou perto do golo duas vezes, obrigando o guardião Guilherme Oliveira a uma defesa com os pés e falhando depois a recarga.

Aos poucos, o conjunto verde e branco foi fechando o cerco sobre a baliza contrária e as oportunidades sucederam-se. Rafael Besugo tentou a sorte de meia-distância e viu o remate ser travado por uma excelente parada, depois foi o central Lucas Taibo a disparar do meio da rua com a bola a tirar tinta ao poste, seguido de mais um disparo que não levou a melhor direcção, desta vez de Samuel Justo. Pelo meio, Francisco Silva também teve de se aplicar para evitar o 0-2 da SU 1.º Dezembro.

Depois de muita insistência, o Sporting CP chegou finalmente ao merecido golo por Afonso Moreira. Aos 69 minutos, o extremo veio da ala para dentro e, sem pedir licença, desferiu um remate ao primeiro poste que surpreendeu o guarda-redes. Estava assim restabelecida a igualdade, com o técnico Tiago Teixeira a fazer depois várias mexidas – entre elas a entrada de Rafael Nel, vindo de lesão, que fez a estreia oficial na presente época – para atacar os momentos finais em busca do triunfo.

Nos últimos minutos, a turma de Sintra, que praticamente abdicou de jogar em toda a segunda metade depois de se ter colocado em vantagem, limitando-se a defender o resultado, manteve a estratégia. Já os Leões, desperdiçaram novamente várias situações de golo que podiam ter dado os três pontos, acusando algum cansaço e falta de discernimento na hora de finalizar, mas encontrando também pela frente um guarda-redes que se mostrou intransponível e defendeu tudo o que podia.

Manuel Mendonça, completamente isolado, tentou o chapéu, o recém-entrado Luís Gomes atirou forte e rasteiro, e Lucas Taibo, de cabeça, também podia ter marcado, mas todos eles viram as suas intenções travadas pelo decisivo guardião Guilherme Oliveira. Henrique Arreiol – regressado de lesão – também insistiu num disparo que passou ao lado, e já no último lance da partida Lucas Taibo voltou a ter nos pés o golo da vitória, que não se confirmou. Aí, já estava em campo Bruno Ramos, central brasileiro que fez nesta partida a estreia absoluta de Leão ao peito.

Com este empate, o Sporting CP mantém-se na segunda posição da tabela classificativa, ainda que à condição, com 11 pontos amealhados, a três de distância do líder invicto CF “Os Belenenses”. O próximo jogo, marcado para dia 6 de Outubro, será disputado precisamente frente aos azuis, no Estádio do Restelo.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], João Simões (Luís Gomes, 73’), Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo (Leonardo Barroso, 76’), Rafael Besugo, Mauro Couto (Bruno Ramos, 88’), Gabriel Silva (Rafael Nel, 76’), Manuel Mendonça [C], Afonso Moreira, Lucas Taibo e Samuel Justo (Henrique Arreiol, 73’).