Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Gião: "É mais um desafio para nós e acredito que ainda mais exigente"

Por Sporting CP
04 Abr, 2025

Equipa B visita líder Lusitânia de Lourosa FC no sábado (14h00)

Para dar início à segunda volta da fase de apuramento de campeão da Liga 3, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se a casa do Lusitânia de Lourosa FC, este sábado (14h00), em jogo relativo à oitava jornada.

Frente-a-frente estarão os dois primeiros classificados, sendo que a formação de Lourosa lidera com 16 pontos e os jovens Leões seguem-se com 12 – e ambas partilham o melhor registo defensivo da prova. Além disso, a única derrota sofrida até ao momento pelo primeiro classificado aconteceu, precisamente, na Academia Cristiano Ronaldo (1-0), então na jornada inaugural desta fase.

Já em antevisão ao reencontro, João Gião, treinador da equipa B verde e branca, sublinhou que "todos os jogos têm uma história diferente" e destacou a resposta “extremamente positiva” da sua equipa, “apesar da tenra idade e da inexperiência”.

"É a primeira vez que o Sporting CP está nesta fase, que é extremamente competitiva e contra equipas mais habituadas a este momento de decisão", referiu, mas realçando o "desempenho fantástico” dos seus jovens jogadores. E embora o segundo lugar na tabela seja prova disso, o técnico apontou que o foco está “sempre no próximo jogo”.

E, agora, não tem dúvidas que em Lourosa haverá um desafio “muito estimulante” para os jovens Leões frente ao “primeiro classificado com todo o mérito”, que, além disso, tem na sua casa um ambiente “especial”, lembrou. Em toda a temporada, leva 14 jogos no seu estádio e apenas dois empates e uma derrota, datada de 31 de Agosto.

“O público está presente em massa, muito perto do relvado e, por isso, cria-se um ambiente especial", alertou João Gião, antes de traçar o perfil deste adversário dentro das quatro linhas: "É uma equipa criada para atingir a II Liga, com jogadores que já estiveram em patamares superiores e é muito forte a jogar em sua casa. São muito intensos, agressivos no último terço e nas transições, e na bola parada são muito fortes".

O técnico não negou que haverá “cuidados do ponto de vista estratégico”, porém o foco está naquilo que a sua equipa pode fazer em campo. "É mais um desafio para nós, acredito que ainda mais exigente do que o da semana passada [vitória em casa do Amarante FC por 0-1]. Teremos de ser competentes e com certeza sairemos de lá com uma boa prestação", sublinhou o treinador Leonino, adiantando ainda que quer uma equipa “fiel a si própria e proactiva no jogo”, pese embora o ambiente “emocional e até hostil” em perspectiva.

"Vamos ter de saber lidar com isso e crescer, porque qualquer jogador que queira chegar à equipa principal tem de estar preparados para este tipo de desafios", concluiu João Gião.

No mesmo sentido, Rodrigo Dias, lateral de 19 anos, também abordou a partida deste sábado e considerou que a equipa “está preparada para enfrentar a segunda volta” depois de uma primeira “bem conseguida”.

Já com os olhos postos no Lusitânia de Lourosa FC, o jovem futebolista dos Leões começou por recordar a vitória conseguida na primeira jornada frente ao mesmo adversário.

"Foi um jogo difícil. Fomos compactos e conseguimos não sofrer golos, apesar de não termos controlado o jogo em todos os momentos. Podemos melhorar isso tendo mais bola e gerir os ritmos de jogo", apontou, perspectivando de seguida o embate frente a um adversário que “tem estado bem em casa”, mas isso não altera a maneira de pensar do grupo agora orientado por João Gião.

"Estamos preparados e gostamos de jogar em ambientes assim. Trabalhamos bem durante a semana, estamos a adaptar-nos às ideias da nova equipa técnica e juntos vamos enfrentar o que falta da melhor maneira", garantiu Rodrigo Dias.