Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Coktail da vitória com sabor a Bailey

Por Sporting CP
10 Nov, 2024

Excelente triunfo da equipa Leonina em casa da AD Ovarense por 77-86

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo em casa da AD Ovarense por 77-86, em partida da 5.ª jornada da fase regular da Liga.

Um triunfo da raça e da capacidade de reacção do conjunto de Luís Magalhães, que assinou um terceiro quarto em grande estilo para dar a volta à desvantagem que os Leões levavam para o intervalo no reduto da equipa vareira.

Nesses terceiros dez minutos de jogo, o Sporting CP somou 26 pontos e sofreu apenas sete pontos, números que começaram a lançar a formação verde e branca para uma merecida e bem conseguida vitória, com o extremo Jeremiah Bailey em grande plano na pontuação e Diogo Ventura a ‘orquestrar’ com mestria a estratégia ofensiva do conjunto Sportinguista.   

Mas vamos por partes. Os dois primeiros quartos tiveram ascendente da AD Ovarense, que logo nos minutos conseguiu um parcial de 8-0, através de dois lançamentos triplos e de um de dois pontos, com o Sporting CP a não marcar nos dois minutos iniciais.

Começou a consegui-lo num lançamento da linha de lance livre de Nick Ward, para Jeremiah Bailey e Funderburk, após entradas para o cesto, reduzirem até aos 8-5.

Sobretudo no primeiro quarto, a AD Ovarense esteve muito bem nos triplos e, também por isso, andou na frente do marcador. Um primeiro triplo de Diogo Ventura – exibição de categoria do base e capitão da equipa Leonina – a 2’34 para o final do primeiro quarto deixavam o Sporting CP ‘dentro’ do jogo, mas com quatro pontos de desvantagem (18-14) Um triplo de Jeremiah Bailey e dois pontos de Funderburk deixaram o Sporting CP nos 19 pontos contra os 22 da AD Ovarense no final dos primeiros 10 minutos.

Com boa pressão defensiva, o Sporting CP empatou a 25 pontos com 8’03 para se jogar no segundo quarto, através de dois lances livres de Reginald Johnson e a equipa Leonina passou para a frente em jogada de três pontos – cesto e falta de Armwood, com 6’06 para jogar aos 29-30. Contudo, depois o Sporting CP sofreu triplo e falta para o 33-30. Voltaram a aparecer os triplos da AD Ovarense, desta vez por Rodrigo Soeiro para o 40-32, com resposta do Sporting CP num triplo de Diogo Ventura.

O Sporting CP jogava mais rápido, conseguiu algumas boas transições, como num grande lance de André Cruz em excelente jogada individual, graças a um contra-ataque para o 40-37, numa jogada de cesto e falta, mas na qual o lance livre foi falhado.

Mas sem conseguir parar tentativas de três pontos (bem-sucedidas da AD Ovarense), a equipa de Ovar continuava na frente a 46-39, com Nuno Morais certeiro. O Sporting CP carregava e tinha mais sucesso no jogo interior, com Nick Ward a fazer valor a imponente presença física e discernimento nos lançamentos perto do cesto, tendo marcado nessa fase quatro pontos consecutivos. Contudo, o Sporting CP saiu para o intervalo a perder por 48-41, com o extremo Guga a marcar um cesto de dois pontos mesmo no último segundo.

O terceiro quarto foi o da reviravolta Leonina, com Jeremiah Bailey a abrir o livro, fosse nas entradas para o cesto ou em triplos. Esteve imperial o extremo da formação Sportinguista, que nos terceiros dez minutos somou 26 pontos contra apenas sete sofridos. Consequência destes números ficou reflectida no marcador, com o Sporting CP a passar para a frente e a dominar totalmente o jogo – tanto perto do cesto onde Nick Ward e Isiah Armwood foram implacáveis – como mais longe do cesto, com a bola a circular com critério até ao jogador mais liberto para atirar. 55-67 era o resultado na entrada para os últimos dez minutos.

Já no último quarto, o Sporting CP controlou bem o jogo e com 59-78 e cerca de metade dos últimos dez minutos jogados, já poucas dúvidas havia de que a vitória não fugiria ao Sporting CP. Assim aconteceu, com uma finalização de Armwood a encaminhar em definitivo o Sporting CP para a vitória, a terceira consecutiva na Liga, numa equipa Leonina em crescendo de forma e a passar com inteiro mérito no sempre difícil reduto da AD Ovarense, com os números finais do triunfo a fixarem-se nos 77-86.

Sporting CP: Kenneth Funderburk (6), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (3), Jeremiah Bailey (22), Diogo Ventura [C] (15), Uwais Razaque (2), André Cruz (2), Arnette Hallman, Isaiah Armwood (17), Nick Ward (17), Reginald Johnson (2), Sérgio Silva.