Cat Barber é Leão
28 Nov, 2024
Base reforça equipa de basquetebol
O Sporting Clube de Portugal contratou Anthony 'Cat' Barber para a equipa de basquetebol. O base oriundo dos EUA, de 30 anos, reforça, assim, o grupo orientado por Luís Magalhães.
Depois de ter jogado basquetebol universitário ao serviço dos NC State Wolfpack, Cat Barber actuou nos EUA (chegando mesmo a estrear-se na NBA com a camisola dos Atlanta Hawks, em 2021), em Itália, em Israel, na Alemanha, no Canadá e na Ucrânia antes de, em 2023, chegar a Portugal através do FC Porto.
Pelos dragões, realizou vários jogos de grande qualidade e foi um dos principais jogadores da equipa ao longo da temporada, conquistando uma Taça de Portugal. Foi depois para os croatas do KK Cibona e chega agora a Alvalade.
Nas primeiras palavras de Leão ao peito e com a presença de António Coelho, coordenador da modalidade verde e branca, Cat Barber explicou o que o levou a optar pelo Sporting CP.
"Tive uma boa conversa com o treinador [Luís Magalhães] e senti que era a escolha certa a fazer. Soube que Lisboa é uma cidade divertida e maior [do que o Porto]. Quero ver Lisboa e melhorar o meu português", disse aos meios de comunicação Leoninos, assegurando que quer melhorar as estatísticas e o palmarés conseguido na última época.
"Fiz o que tinha de fazer no FC Porto. Queria ter conquistado a Liga, mas não aconteceu e estou aqui para o tentar fazer este ano", referiu.
Descrevendo-se como "destemido" ("não recuo nem tenho medo de ninguém sempre à procura de ajudar a minha equipa"), o basquetebolista admitiu que o facto de não chegar a uma realidade totalmente nova é positivo: "Conheço alguns jogadores, como o Nick Ward, com quem joguei [nos College Park Skyhawks, dos EUA], e isso é bom. Sei que o Sporting CP é um bom clube com adeptos fervorosos".
Feliz com as condições encontradas - "Não podemos pedir mais" -, Cat Barber deixou uma mensagem final aos Sportinguistas.
"Podem esperar um jogador duro que trabalha diariamente para ajudar a equipa. Sou um líder em campo na posição de base e penso que vão gostar de mim quando começar a jogar", concluiu.