Sporting CP nos quartos de final da Taça de Portugal
16 Jan, 2025
Triunfo da equipa Leonina no reduto do Imortal BC por 75-79
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se esta quinta-feira para os quartos de final da Taça de Portugal, após vencer o Imortal BC, em Albufeira, por 75-79.
Um jogo com duas partes distintas e em que os Leões de Luís Magalhães entraram muito bem, com dois quartos iniciais de muita qualidade e também percentagens de lançamento assinaláveis.
Para esse particular, contribuíram nos 20 minutos iniciais os desempenhos nos lançamentos de longa distância de Isiah Armwood, com dois triplos, mas também de Diogo Ventura, o melhor jogador em campo e a acção dominadora debaixo do cesto de Nick Ward, a impor a altura e estampa física perante os defensores mais perto da tabela por parte da formação algarvia.
Foi por isso, sem surpresa, que o Sporting CP foi construindo e dilatando a vantagem que era de 15-28 no final dos primeiros dez minutos e que chegou a ser de 19 pontos, quando o poste Ludgy Debaut acertou um triplo para os 21-40, com pouco mais de um minuto para o intervalo, diferença que indicava com eloquência a supremacia Leonina reflectida nos 29-49 ao intervalo.
No terceiro quarto, a equipa Leonina começou a perder algum fulgor. Mais ataques denunciados, lançamentos com pouca margem de sucesso e o Imortal BC a acreditar cada vez mais, com o base André Silva a guiar a recuperação dos algarvios.
Um triplo de Flowers fez a baixar dos dois dígitos a desvantagem dos algarvios para o 48-57, com as percentagens de ‘tiro’ a baixarem muito do lado do Sporting CP. No final do terceiro quarto, o resultado era de 53-62, mas sentia-se claramente no jogo o crescimento da equipa de Albufeira.
Essa tendência ficou patente no marcador no último quarto, com os donos da casa a reduzirem as distâncias até empatarem o jogo a 62 pontos, numa fase em que Fábio Lima acertou um triplo e Behrend conseguiu um ‘afundanço’.
O Sporting CP sentiu o perigo, ‘cerrou fileiras’, voltou a defender na melhor versão, conseguiu o 64-70 após afundanço de André Cruz e depois Diogo Ventura, sempre muito sereno, conseguiu um triplo para o 64-73.
Num jogo intenso, o Imortal BC nunca se entregou e Fábio Lima voltou a reduzir num triplo. A equipa Leonina não se desintegrou, nem perdeu a dianteira no marcador e a frieza e acerto de Diogo Ventura da linha de lance livre manteve a vantagem verde e branca e o triunfo final do Sporting CP em casa do Imortal BC por 75-79.
Os Leões de Luís Magalhães estão entre os oito melhores na Taça de Portugal e no encalço de conquista de mais um troféu.