Rumo ao ‘tri’ com a história às costas
12 Jun, 2015
Sporting disputa este fim-de-semana jogos 3 e 4 da final
O Sporting disputa, este fim-de-semana, os jogos 3 e 4 da final do ‘playoff’ da Liga SportZone, em Odivelas, com o objectivo de conquistar o segundo tricampeonato da sua história.
Os números são como o algodão: não enganam. Podem até não ser determinantes para o futuro, mas são reveladores de um passado e de um presente que, no Sporting, se faz de conquistas. E o que nos dizem os números, nas vésperas do terceiro e quarto jogos da final do ‘playoff’? O Jornal Sporting recuperou a história e chegou à conclusão que desde a época de 2008/09, quando a final do Campeonato passou a ser disputada à melhor de cinco, quando os dois eternos rivais empataram a eliminatória nos primeiros dois jogos – como ocorreu no fim-de-semana passado, na Luz – os ‘leões’ levaram mais vezes a vantagem, sagrando-se campeão nacional.
Senão vejamos: época de 2009/10 – a primeira de Caio Japa ao serviço do Clube. O Sporting partia para a final como líder da fase regular e chegava ao ‘playoff’ com confiança para se sagrar campeão nacional quatro anos depois da última conquista. Os primeiros dois encontros, jogados em Loures, ditaram sortes opostas: uma vitória e uma derrota, ambas pela margem mínima e pelos mesmos números (4-3 e 3-4). Uma semana depois, na casa do rival, o ‘leão’ suou mas atingiu o objectivo: após um empate a quatro, levou a melhor nas grandes penalidades (5-3), conquistando o título no dia seguinte, novamente pelos mesmos números (5-3) depois de prolongamento e ‘hat-trick’ de Alex.
Depois de uma temporada em que os ‘leões’ varreram tudo nas competições nacionais (Taça, Supertaça e Campeonato ganho em apenas três jogos), a temporada de 2011/12 é a excepção à regra que dá vantagem aos ‘verde e brancos’ no 1-1 na eliminatória: depois de uma derrota pesada por 5-1 na Luz e de uma vitória por 2-1 no dia seguinte, os ‘leões’ levaram a melhor no jogo 3 (1-1) mas saíram derrotados do quarto encontro (4-3 nas grandes penalidades). Na ‘negra’ na Luz, os ‘encarnados’ sagraram-se campeões pela margem mínima e após prolongamento (5-4), na última época de Orlando Duarte à frente dos destinos ‘verde e brancos’.
O seu sucessor, Nuno Dias, voltou a fazer história a favor dos ‘leões’ em 2012/13. Depois de uma fase regular sem mácula (venceu 37 dos 39 jogos oficiais), o Sporting goleou o Benfica no primeiro jogo (5-1) e saiu derrotado do segundo nos ‘penalties’ (3-2), empatando a eliminatória em Odivelas. Na semana seguinte, na Luz, o conjunto verde e branco venceu sem dificuldades (4-2 e 3-1), iniciando um ciclo vencedor que se espera que tenha ‘prolongamento’ neste fim-de-semana, no reduto do ‘leão’, com a conquista do ambicionado segundo tricampeonato da história do Clube.