Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dia de visitar Varsóvia

Por Jornal Sporting
12 Jun, 2015

‘Leões’ na Polónia para o ‘Hope for Mundial’

Mais um dia de preparação para a terceira edição do Torneio ‘Hope for Mundial’, prova que reúne crianças de associações de solidariedade, oriundas de 30 países. Para os representantes do Clube de Alvalade, ao terceiro dia, uma jornada diferente. A comitiva deu uma visita pela capital polaca, já que a localização do estágio ainda está situada a oito quilómetros do centro da cidade.

Com um dia inteiro pela frente os atletas descontraíram a optaram por um jogo diferente. Sem bola no pé. Desta vez, jogo dos beijos. A Sporting TV lançou o desafio aceite de imediato, e com sucesso na obtenção de respostas. Os ‘leões’ tinham como objectivo receber um beijo das raparigas polacas e foram raras as que não quiseram participar. Miguel Ângelo Correia, um dos atletas, explica o porquê.

“Reconheceram a beleza que carregamos (risos). Não tiraram fotos e deram beijos porque somos bonitos, mas sim pelo símbolo que carregamos. Ficou demonstrado que é um grande Clube. Foi uma visita interessante, deu para conhecermos a cidade”, diz, acrescentando um balanço em termos desportivos destes primeiros dias. “Está a correr como esperado. Hoje foi o melhor treino que fizemos. Estamos a ser bem tratados e queremos aproveitar a oportunidade que nos deram”.

Marco Fernandes, jogador ‘verde e branco’, também destacou o tema da simpatia entre portugueses e polacas. “Gostei das fotos com elas. Consegui beijos de quatro mas só uma é que foi filmada. Foi um bom passeio, vimos muitas coisas sobre a II Guerra Mundial, foi emocionante. O almoço foi muito bom e o treino também. Tem corrido bem, parece que já nos conhecemos há muito e o Sporting tem-nos dado todas as condições”, comenta.

Os beijos não foram tudo. Rúben, alcunhado por 'Ronaldo', salienta outras acções, pequenas em tempo, grandes em intenção. “Gostei de tudo, especialmente dos beijos das polacas. Mas acima de tudo a interacção que tivemos. Encontramos as selecções do México, Colômbia, Jordânia. Foi bonita a troca de impressões”, sublinhou, abordando também as reacções aos carenciados nas ruas de Varsóvia. “Encontrámos um sem abrigo que não pedia dinheiro, mas sim um sorriso. Sorrimos todos para ele. Também contribuímos monetariamente para outros pedintes. Foi importante termos ido à cidade, conhecermos o país e interagirmos com as suas gentes”, rematou, lembrando algumas palavras já aprendidas. “Tak tak”, que é como quem diz ‘sim sim’.

O responsável pela comitiva, Pedro Baptista, considera uma estadia positiva por terras polacas até ao momento. “O principal objectivo desta iniciativa é o factor social, a parte humana dos nossos atletas, e neste contexto penso que tem sido muito bom para os miúdos que têm conhecido a cultura, a cidade, a história. Também foi bom termos confraternizado com outras selecções durante esta quinta-feira”, avançou.

Pedro Baptista acrescentou que os atletas têm correspondido às expectativas. “Têm-se aplicado e comportado muito bem no hotel. Têm levado os treinos muito a sério, como equipa, extremamente competitivos e ‘profissionais’. Acredito que vamos ganhar”.

Quanto ao treino desta quinta-feira, os atletas demonstraram-se mais satisfeitos devido à mudança de instalações. “O treino de hoje correu muito melhor. Temos puxado muito uns pelos outros e hoje o relvado ajudou bastante. Foi mais intenso e produtivo. Estamos preparados para os desafios que aí vêm”, adiantou Rúben.

Esta sexta-feira a comitiva irá visitar o Jardim Zoológico e fará o último treino antes do início da competição que se iniciará sábado, terminando no dia seguinte.