Triunfo por 5-0 sobre Gualtar
06 Set, 2015
Sporting arranca na Liga a vencer
O Sporting entrou esta tarde a vencer no arranque da Liga SportZone, ao bater o recém-promovido Gualtar por 5-0 em jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Os comandados de Nuno Dias entraram fortes na partida e, depois de alguns lances em que poderiam ter chegado à vantagem, Pedro Cary desbloqueou o marcador aos 5', finalizando com êxito um mau alívio do guarda-redes Babas a remate de Miguel Ângelo. Com o golo 'leonino' o Gualtar desceu as linhas, defendendo nos seus dez metros e apostando nas transições rápidas para a baliza de Marcão — como aconteceu, por exemplo, aos 11', quando uma perda de bola de Cavinato originou um lance de perigo de João Carvalho. Já o Sporting, com uma pressão de primeira linha fortíssima, raramente deixava jogar o adversário.
O ex-guardião do Modicus, Babás, cedo se afigurou como o principal elemento do Gualtar, negando por várias vezes o golo ao Sporting — nomeadamente a Cavinato (12') e Varela (13') — mas não conseguiu travar o 'bis' de Cary, numa recarga depois de um remate de Fortino, que recebeu directamente de Marcão.
O 2-0 trouxe um grande período do Sporting, com várias oportunidades para os 'leões': Merlim puxou da ala para o centro e rematou de meia-distância rente ao poste e Cary falhou ao segundo poste a assistência de Cavinato. Mas o guardião do Gualtar não conseguiu travar o 3-0 do Sporting, mais uma vez apontado por Pedro Cary, que deu a melhor sequência a uma grande jogada de Merlim pela ala esquerda e apontou um 'hat-trick'.
O segundo tempo evidenciou, uma vez mais, a supremacia dos 'leões', que voltaram a exibir uma boa dinâmica nas movimentações, a pressionar alto e a não dar grandes veleidades à construção dos forasteiros. Cavinato aumentou o marcador para 4-0 logo aos 23', com um remate colocadíssimo depois de um bom trabalho pela ala esquerda. Podia ter marcado novamente instantes depois, mas não foi bem sucedido a picar a bola por cima de Babas.
Também Miguel Ângelo desperdiçou, aos 27', não conseguindo que o seu remate de meia-distância levasse a melhor direcção, assim como Fortino, no mesmo minuto, que falhou quando o guardião dos bracarenses já estava batido. Com tantas ameaças o golo 'leonino' haveria de surgir, aos 32', novamente pelos pés de Cavinato, a aproveitar uma recuperação de bola de Fortino. A maior ameaça do Gualtar aconteceu num remate de Serginho, a acertar no poste. Boa estreia para os 'leões' no Campeonato, com uma mão cheia de golos e uma exibição convincente.