Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Plantel júnior inicia trabalhos

Por Jornal Sporting
07 Set, 2015

Equipa constituída só por jogadores da formação ‘leonina’

O plantel de juniores inicia hoje os trabalhos da época 2015/16 com sete caras novas, mas mantendo o mesmo objectivo: renovar o título e conquistar o tricampeonato nacional.
 
Da equipa saíram Erick (Quinta dos Lombos), Dani (Portela), Pacheco (Viseu Futsal) e Nélson (Fonsecas e Calçada), todos depois de concluir a formação no Clube de Alvalade, e entram agora, vindos da formação de juvenis, Zé Correia, Bernardo, Mamadu, Afonso e Vítor. Do plantel da temporada passada mantêm-se Alex, Cigano, Ted, Paulo, Gonçalo, Mesquita, Ludjero e Zé Pedro. Há ainda duas vagas por ocupar, entre João, Ivo, Costinha e Flávio, todos dos juvenis.
 
Todos os jogadores são oriundos da formação do Sporting – o Clube não contratou fora, seguindo a política desportiva preconizada para a modalidade. “É importante não termos contratado ninguém, isso facilita o trabalho do treinador. Estes jogadores sentem o Clube, conhecem a responsabilidade e a cultura ganhadora do Clube”, salienta o técnico Jorge Monteiro, que garante que será fácil a integração dos novos atletas. “O modelo de jogo é transversal a todos os escalões. Um juvenil sente as diferenças na intensidade e na exigência, mas isso esvanece-se nas primeiras semanas. O processo é muito simples”.
 
Renovar o título é a principal ambição – uma ambição dificultada pelas mudanças no modelo competitivo, esta temporada. “O Campeonato será mais competitivo. Além da entrada de duas equipas de Lisboa na primeira fase (Zona Sul), vai haver uma terceira fase, que é nova, que é um ‘playoff’ a quatro equipas, para aproximar o Campeonato de Sub-20 ao sénior”, sublinha o treinador, que acrescenta que o plantel lhe dá todas as garantias. “A equipa está mais forte, porque os jogadores que vêm de baixo têm muita qualidade e são atletas ganhadores, com rotina e dinâmica de vitória”.
 
O guarda-redes Paulo Pereira, que vai para a terceira época como júnior, concorda com o seu líder. “O plantel está mais equilibrado, com jogadores tecnicamente muito fortes e tacticamente muito desenvolvidos”, assinala o jogador que cumpriu a pré-época com a equipa sénior. “A expectativa é sermos campeões, jogarmos bem e conseguirmos o maior número de vitórias”.
 
Afonso é estreante no plantel júnior – mas não só. Ontem, no encontro da Liga SportZone, em que o Sporting bateu o Gualtar por 5-0, o fixo/ala jogou os últimos minutos da partida, os primeiros no escalão sénior. “Foi mais uma etapa, uma grande experiência. Não estava à espera de se chamado, mas quando ouvi o meu nome pensei: ‘É agora, não posso desapontar’. Senti-me muito confortável”, recordou Afonso, que tem elevadas expectativas para o seu primeiro ano como júnior. “É mais um ano de Sporting, o meu quinto, e mais um em que vou entrar com tudo, trabalhar para atingir os objectivos. Com uma exigência um pouco maior, mas com esforço e trabalho vai correr bem”.