Mão cheia de triunfos
11 Out, 2015
Sporting bate Fundão (4-1) e conquista quinta vitória no Campeonato
O Sporting deslocou-se até ao Fundão para bater a equipa local por 4-1 e somar a quinta vitória em igual número de jogos do Campeonato Nacional. Fortino, de grande penalidade, Diogo, Fábio Lima e o guarda-redes Marcão apontaram os golos do conjunto 'leonino', com o tento de honra do Fundão a ter a assinatura de César Dias.
O jogo começou e os ‘leões’ rapidamente apontaram baterias à baliza do Fundão, com Cavinato a obrigar Iago Barro à primeira boa defesa da tarde. Pouco depois, foi Fortino quem, com uma tentativa de ‘chapéu’, obrigou Eskerda a cortar de cabeça, em cima da linha de golo.
A formação da casa concedia espaço aos ‘leões’ e estes aproveitavam: Marcão subiu no terreno e atirou por cima do alvo, antes de Fortino quase fazer um dos golos do Campeonato, com um desvio de calcanhar a passe de Cary, mas Iago Barro voltou a brilhar e adiou a vantagem ‘leonina’. Essa viria a chegar pouco depois, com Fortino a inaugurar o marcador na sequência de uma grande penalidade originada por mão na bola de Tunha. Estava feito o primeiro e o conjunto ‘verde e branco’ não demoraria a chegar ao segundo, por intermédio de Diogo, que bateu o guardião espanhol com um forte remate cruzado de pé direito.
O Fundão acordou com a desvantagem e correu atrás do prejuízo, obrigando Marcão a aplicar-se após um remate de Eskerda. A formação da casa estava mais atrevida e, após um alegado atraso de Cavinato para Marcão ter oferecido um livre indirecto ao Fundão, a bola acabou por ir à mão de Fortino e o árbitro da partida assinalou grande penalidade. Ate aí tudo bem, não tivesse o pivôt ‘leonino’ visto o cartão vermelho directo, no minímo, forçado, ficando de fora do ‘derby’ contra o Benfica, na próxima jornada. Na conversão do castigo máximo, César Dias bateu Marcão e reduziu para 2-1.
O Sporting não reagiu bem ao golo sofrido e passou por algumas dificuldades, com o Fundão a conseguir sair bem através de algumas transições rápidas protagonizadas por Tiago Soares que obrigou o guardião ‘verde e branco’ a duas boas defesas, antes de atirar ao lado do alvo. A um minuto do intervalo e já depois de Djô ter obrigado Iago Barro a mais uma boa intervenção, Cary cometeu falta sobre o guardião espanhol e somou a décima infracção para os ‘leões’. Chamado a converter o livre de dez metros, Eskerda permitiu uma grande defesa a Marcão, que, assim, levou o Sporting para os balneários a vencer por um golo de vantagem.
O segundo tempo começou com Diogo a quase desviar a bola para a sua própria baliza, antes de acertar no alvo e obrigar Iago Barro a impedir o terceiro ‘leonino’. Marcão estava muito subido no terreno e por duas vezes provocou calafrios a Nuno Dias, que viu a bola atirada por Couto a rasar a trave da baliza ‘verde e branca’, após perda de bola do guardião do Sporting. Os ‘leões’ recompuseram-se, voltaram a tomar conta das operações da partida e, já depois de Diogo e Varela recolocarem à prova os reflexos do guarda-redes espanhol do Fundão, Tunha agarrou Djô e viu o segundo cartão amarelo. Em vantagem numérica, o Sporting acelerou e chegou ao terceiro golo da tarde, por intermédio de Fábio Lima, com um remate potente. Nem um minuto tinha passado e já Marcão faria o golo da tarde: frente a um Fundão que já jogava com guarda-redes avançado, Marcão agarrou a bola e, a partir da sua área, fez a bola sobrevoar todo o campo e entrar na baliza adversária, fazendo o 4-1 e ‘matando’ a partida.
Até final, o Fundão procurou reduzir a desvantagem com guarda-redes avançado, mas pouco ou nada incomodou o conjunto ‘leonino’ que assim somou a quinta vitória em igual número de jogos para o Campeonato. Na próxima jornada, o Sporting viaja até ao Pavilhão da Luz, onde enfrentará o Benfica.