Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

‘Leões’ repetem goleada e voltam a não sofrer golos

Por Jornal Sporting
06 Dez, 2015

Nova vitória por 7-0 dos ‘leões’, desta feita frente ao Gualtar

O Sporting repetiu esta tarde a goleada da jornada anterior, frente ao SL Olivais, e venceu fora o Gualtar por 7-0, com golos de João Matos, Cavinato, Caio Japa, Fábio Lima, Diogo e um ‘bis’ de Merlim, no jogo da primeira jornada da Liga SportZone, que foi invertido com o encontro da 14.ª ronda.

A partida começou praticamente com o primeiro golo ‘leonino’. Com apenas 55 segundos jogados, Fábio Lima assistiu João Matos que, em zona frontal à baliza de Babas, encostou para abrir o marcador. Pedro Cary também agitou o jogo nos minutos iniciais e protagonizou duas boas oportunidades: a primeira num bom remate pela esquerda para defesa de Babas e a segunda na sequência de um canto batido por Merlim, que terminou também nas mãos do guardião bracarense. Foi também dos seus pés que saiu mais uma ocasião dos ‘leões’, quando recuperou a bola e iniciou a transição que terminaria em João Matos, que, em zona frontal, atirou para mais uma grande defesa do guarda-redes do Gualtar.

O Sporting asfixiava a formação minhota, apresentando um caudal ofensivo impressionante e uma defesa muito pressionante, que não deixava o Gualtar sair para o ataque nem sequer passar do meio-campo com a bola controlada. Djô falhou o golo em zona frontal, numa jogada em que foi assistido pelo inevitável Cary, mas foi Cavinato que, aos 7’, aumentou a contagem com um golo de difícil execução, em que o ala italo-brasileiro se apercebeu que não conseguiria dominar a bola enviada por Diogo e fez o carrinho atirando para dentro da baliza contrária.

O primeiro remate do Gualtar chegaria apenas aos 14 minutos, por intermédio de Leo, numa transição iniciada numa grande defesa de Babas a remate de Caio, que surgiu isolado na cara do guarda-redes – já depois de Djô ter ameaçado de cabeça. O Sporting controlava todos os momentos do jogo, como tem sido a toada dos últimos jogos, e acercava-se cada vez mais da baliza dos minhotos – sobretudo com diagonais para a área.

Fábio Lima cabeceou ao poste e, um minuto depois, aos 16’, Merlim fez o 3-0 concluindo a assistência com regra e esquadro de João Matos. O Sporting tinha via verde para o golo e, no minuto seguinte, Merlim bisou, de cabeça, dando a melhor sequência ao canto de Cary, pela direita.

O vendaval ofensivo do Sporting traduzia-se em números – as duas equipas foram para o balneário com uma diferença esclarecedora na estatística dos remates: três para a equipa da casa, 22 para os ‘leões’.

A etapa complementar iniciou-se, também, com um golo ‘verde e branco’ em que Caio Japa fez tudo: roubou a bola, passou por dois adversários e atirou para o 5-0 na cara de Babas – o melhor elemento do Gualtar que, apesar de ter sofrido sete golos, muitos outros evitou.

O encontro manteve a toada da primeira parte, com o Sporting a voltar a evidenciar a maturidade que tem caracterizado a equipa e a gerir todos os momentos do jogo, imprimindo mais ou menos velocidade mas sempre controlando o jogo. Ricardo Fernandes podia ter feito melhor num livre aos 27’, mas Djô substituiu-se a Marcão e defendeu ao segundo poste. Logo depois foi Diogo a falhar o alvo, na sequência de (mais um) bom passe diagonal para a área, desta vez de João Matos.

Pouco depois, chegava a meia-dúzia de golos num erro clamoroso do Gualtar, que, numa reposição lateral mal feita, entregou a bola a Fábio Lima, que progrediu sozinho e contornou Babas atirando para o sexto. Já depois de mais uma boa defesa de Babas, a remate de Cavinato (que surgiu solto na frente) e do tiro de Djô, de pé esquerdo, para outra defesa do guardião minhoto, Diogo fez o sétimo e último golo, atirando de primeira, com o pé esquerdo, depois do canto batido por João Matos.

O Gualtar ainda teve um livre à entrada da área, mas a jogada iniciada e finalizada por Serginho esbarrou na defensiva ‘leonina’ e o Sporting consegue cumprir o quarto jogo consecutivo sem sofrer golos.

Com este resultado, o Sporting mantém-se na segunda posição, com 37 pontos, e o melhor ataque (81 golos marcados) e a melhor defesa (13 consentidos) da Liga SportZone.