Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Derrota inglória a segundos do final

Por Jornal Sporting
12 Dez, 2015

Seniores femininos recuperam de desvantagem com Quinta dos Lombos, mas perdem no final (3-4)

Os seniores femininos de futsal perderam hoje, de forma inglória, por 3-4, perante a Quinta dos Lombos, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Zona Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Uma partida em que as ‘leoas’ conseguiram recuperar de uma desvantagem de 3-1 mas em que acabaram por sair do Pavilhão José Gouveia com uma derrota, consentida a seis segundos do final.

O Sporting começou pior na partida, a jogar mais na transição enquanto a Quinta dos Lombos tinha mais bola e jogava um futsal mais apoiado. Ainda assim, as ‘leoas’ criaram duas boas oportunidades, por Ana Marques, aos 2’, e por Rute, aos 4’, mas a guardiã Bety Delgado conseguiu manter a sua baliza inviolada.

Do lado das forasteiras, Niki ameaçou com um remate que obrigou Maria Odete a uma boa defesa com o pé, mas Nina – que até então já era a jogadora mais perigosa por parte da equipa da Linha – inaugurou o marcador, aos 5’, a favor da Quinta dos Lombos, depois de aparecer solta do lado esquerdo na marcação de um canto.

Com o golo, a Quinta dos Lombos matou e morreu, já que, até aos 13 minutos, não voltou a chegar perto da baliza de Maria Odete. O Sporting, pelo contrário, despertou para o encontro, pressionando alto o adversário e obrigando-o a errar. Aos 7’, Rita Palma quase empatou num remate que desviou numa jogadora da Quinta dos Lombos e, logo de seguida, Maria abriu para a mesma Rita Palma, que não chegou a tempo de encostar.

As ‘leoas’ estavam mais dinâmicas, a acercar-se da baliza contrária com frequência e a rematarem sem hesitar – como fez Maria de meia distância, aos 8’, com o seu melhor pé, o esquerdo, e Jenny, minutos depois, quando chutou perto do alvo após combinação com Flávia. Depois de rematar perto do alvo, Jenny acabou mesmo por acertar no alvo errado. A jogadora tentou interceptar uma bola mas acabou por introduzi-la na própria baliza fazendo o 2-1 para as forasteiras – já depois do remate de Joana Meira, pela direita, a obrigar Odete a uma grande defesa, na única oportunidade da Quinta dos Lombos desde o golo até ao intervalo.

Os adeptos reagiram na bancada, apoiando as ‘leoas’, e Maria encheu o pé por duas vezes, primeiro atirando ao poste, depois obrigando Bety Delgado a uma defesa esforçada. A um minuto do descanso, Odete colocou a bola directa em Carvalhinhos, que, em velocidade pela ala esquerda, tentou servir Jéssica ao segundo poste, mas a número nove das ‘leoas’ falhou o tempo do passe e manteve a desvantagem na ida para o descanso.

O Sporting regressou do balneário de energias renovadas e uma postura dominadora, traduzida em linhas subidas e níveis de pressão que obrigavam as jogadoras da Linha a errar. Foi sem surpresas que Maria repôs justiça no marcador e, aos 24’, reduziu depois de uma iniciativa individual de Jenny, que, pela esquerda, driblou três adversárias e serviu a número 20 das ‘verde e brancas’.

No mesmo minuto, Flávia rematou cruzado rente ao poste e Maria, de novo, atirou de longe para mais uma boa defesa de Bety Delgado. Quando se pressentia o golo para o Sporting, Nina bisou na sequência de um lançamento longo da guardiã da Quinta dos Lombos efectuado nas costas da capitã Beta, fazendo o 1-3.

E se antes o Sporting estava por cima do encontro, apesar da desvantagem, com o terceiro golo forasteiro a equipa enervou-se e passou a apresentar pouca serenidade nos momentos de decisão, precipitando-se em vários lances. A ansiedade passou a dominar todos os movimentos da equipa ‘verde e branca’, que procurava finalizar de longa distância ou na jogada individual, o que deu origem a várias transições que poderiam ter desequilibrado mais as contas. Já a Quinta dos Lombos, apanhando-se a vencer por 3-1, pôde dar-se ao luxo de jogar apenas no erro adversário.

Aos 34’, cheirou a golo, mas Rute atrapalhou-se e não conseguiu reduzir e, aos 38’, o Sporting conseguiu, finalmente, marcar, por intermédio de Rita Palma, na cobrança de um livre à entrada da área. Com Naty a jogar adiantada, no 5x4, o Sporting ainda haveria de chegar ao empate, aos 39’, na sequência de um remate de Maria que desviou em Nina (na sequência do golo, Rute e Maria Pereira foram expulsas), mas, a seis segundos do final, o impensável aconteceu e Nina fez o ‘hat-trick’, aproveitando o adiantamento de Naty, estabelecendo o 3-4 final.

Com este resultado, o Sporting mantém o segundo lugar, com 25 pontos, mas reduz para dois a vantagem sobre a Quinta dos Lombos, terceira classificada. Na próxima semana, as comandadas de Pedro Nobre deslocam-se à Luz para defrontar o Benfica, actual líder da Zona Sul.