Selecção Nacional garante presença no Mundial
12 Abr, 2016
Novo triunfo por 2-1 frente à Sérvia com cinco 'leões' qualifica Europeu
A Selecção Nacional de futsal qualificou-se esta noite para o Campeonato do Mundo, após vencer de novo a Sérvia por 2-1 na segunda mão do ‘playoff’ de apuramento. Esta será a quinta vez que Portugal irá estar presente na fase final da competição, repetindo as participações de 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), 2008 (Brasil) e 2012 (Tailândia).
Pedro Cary e João Matos foram opções iniciais de Jorge Braz, ao passo que Fábio Lima entrou no decorrer da partida. Desta feita, os também ‘leões’ André Sousa e Paulinho não chegaram a ser utilizados pelo seleccionador nacional no encontro realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas, lotado com mais de 2.200 espectadores.
Após uma primeira parte de grande assédio à baliza da Sérvia mas com o guarda-redes Aksentijevic particularmente inspirado, Portugal conseguiu adiantar-se no marcador aos 24 minutos por intermédio de Cardinal, após recuperação de Bruno Coelho. Ristic ainda empatou dois minutos depois mas, aos 31’, na sequência de um lance de estratégia, Tiago Brito fez o 2-1, resultado que se tinha também verificado na primeira mão do ‘playoff’.
Acrescente-se que, além de Portugal, mais cinco equipas europeias confirmaram hoje o apuramento para o Mundial, faltando apenas realizar o Itália-Hungria (amanhã): Cazaquistão (7-0 com a Polónia), Rússia (2-2 frente à Bielorrússia), Azerbaijão (4-4 ante a Holanda), Ucrânia (5-1 diante da Eslováquia) e Espanha (5-1 face à Eslovénia).
Já estão também qualificados para o Campeonato do Mundo da Colômbia mais dez equipas além da anfitriã: Argentina, Brasil, Paraguai, Ilhas Salomão, Austrália, Irão, Tailândia, Uzbequistão e Vietname. Além da última vaga europeia, falta apenas saber os representantes de África e América do Norte, Central e Caraíbas.